Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Eunice Helena Sguizzardi Abascal entrevista o arquiteto e urbanista Roque González Escamilla, autor do Master Plan para o Business District de Santa Fé, México

english
Eunice Helena Sguizzardi Abascal interviews the architect and urban planner Roque González Escamilla, author of the Master Plan for the Business District of Santa Fe, Mexico

español
Eunice Helena Sguizzardi Abascal entrevista al arquitecto y urbanista Roque González Escamilla, autor del Master Plan para el Business District de Santa Fe, México

how to quote

ABASCAL, Eunice. Roque Escamilla. Entrevista, São Paulo, ano 08, n. 032.01, Vitruvius, out. 2007 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/08.032/3293>.


Santa Fé, Cidade do México, com uma arquitetura predominantemente corporativa

Santa Fé Business District: a reestruturação do espaço urbano na cidade do México e a metrópole multinodal
Eunice Helena Sguizzardi Abascal

Na atual fase de globalização da economia, a estrutura urbana das cidades, entre estas as latino-americanas, passam por processos de reestruturação territorial como a fragmentação das áreas ou distritos para abrigar o setor terciário e terciário avançado.

O conceito tradicional de centralidade assume outra definição, relativa a presença de vários nos de atividade produtiva. A dinâmica econômica introduzida com a globalização revela processos duais, de concentração nodal de atividades terciárias e dispersão de outros setores, configurando uma realidade metropolitana e regional para o desenvolvimento. Novas formas de centralização no território de funções centrais de direção e de controle de operações fazem emergir fragmentações, periferias e reconcentração de ações diretivas e administrativas de alto nível.

O Distrito de Santa Fé, localizado no extremo oeste da Cidade do México, constitui uma destas áreas, fruto de um Projeto Urbano especifico, que vem articulando a participação da iniciativa privada e a gestão publica da valorização da terra urbana e a obtenção de recursos ou mais-valias, aplicadas no desenvolvimento e na recuperação do Centro Histórico e de outras regiões carentes.

A entrevista realizada com o Arquiteto Urbanista Roque Escamilla, autor do Master Plan e ator diretamente envolvido na implementação do projeto esclarece o processo, assim como enuncia algumas criticas cujo interesse e o de elucidar problemas na conduta de concretização de idéias e propostas fruto da atuação profissional dos arquitetos.

Santa Fé, Cidade do México, com suas referências arquitetônicas internacionais

comments

032.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

032

032.02

Giancarlo De Carlo

João Piza

032.03

José Pinto Duarte

Regiane Trevisan Pupo

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided