Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Haniel Israel, arquiteto e mestre em arquitetura, entrevistou a arquiteta Anne Lacaton, sócia do escritório francês Lacaton & Vassal ao lado de Jean-Philippe Vassal, contemplados com o prêmio Pritzker de 2021.

how to quote

ISRAEL, Haniel. Questões de espaço, educação e inovação. Entrevista com Anne Lacaton. Entrevista, São Paulo, ano 22, n. 086.05, Vitruvius, jun. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/22.086/8119>.


Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal durante reconhecimento de campo para as atividades do workshop do IV ILS
Foto Haniel Israel, 2019

Durante o IV Innovative Learning Spaces, curso de verão realizado periodicamente pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sassari, tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente a dupla Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal, arquiteta e arquiteto naturais da França, contemplados pela láurea Pritzker de 2021 (1), promovida pela Fundação Hyatt. Ali, no calor da Sardenha, juntamente com colegas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, representando também o seu Laboratório de Projetos e Políticas Públicas (2), participamos integralmente da programação desenrolada nas proximidades de Alghero, que teve por título “Paisagens do Conhecimento” ou Landscapes of Knowledge.

Passados alguns dias de envolvimento colaborativo, de discussões e de resultados parciais obtidos, cada equipe organizou as apresentações, tendo como júri os professores e tutores do evento, incluindo a dupla Lacaton & Vassal. A mesma dupla proferiu sua aula magna à plateia, apresentando experiências e projetos de equipamentos de ensino desenvolvidos por seu escritório. Nesse contexto de interlocução de experiências e de intercâmbio cultural, viabilizou-se então a aproximação com Anne Lacaton e Jean-Phillippe Vassal, cuja obra ganhou notoriedade nos anos 2000, devido ao crescente reconhecimento de seu trabalho no âmbito acadêmico, e à divulgação realizada por meios de circulação internacional, em se tratando de periódicos de projetos arquitetônicos.

Buscou-se no evento como interesse primário, portanto, compreender a relevância das relações sociais protagonizadas por meio de edifícios educacionais, considerando o pressuposto de que tais equipamentos detêm em si próprios, ainda que seja aparentemente redundante em primeira análise, o potencial de construir cidades e de promover coesão em tecidos urbanos fragilizados. Tendo em vista tal pressuposto, os espaços educacionais inovadores, dentro da perspectiva das cidades do século 21, dirigem-se à sua própria afirmação, no tocante da experiência urbana como uma prática de escola integral por excelência, ou mesmo da urbe-mimética materializada na configuração arquitetônica de equipamentos educacionais, os quais, por hipótese, trazem em si a instrumentalização da urbis em práticas sóciopedagógicas.

Na conjuntura brasileira ressalta-se que, em referência ao caso supracitado, consolidou-se na segunda metade do século 20, uma cultura de edificação de escola pública e popular nacional através do modelo Escola-Parque. Anísio Teixeira, educador brasileiro aclamado em debates atuais, o qual figura entre os cem maiores pensadores da educação pela Organização das Nações Unidas – ONU (3), assistiria o alcance do seu pensamento crítico na educação e na genealogia da Escola-Parque, mesmo em face do colapso do modelo de cidade do século 20 na cidade do século 21. De modo, ter-se-iam como representação dessas questões, os Centros Educacionais Unificados e suas três gerações na cidade de São Paulo, entendidos como um resgate do eruditismo da arquitetura escolar brasileira e do pensamento anisiano (4).

O contato estabelecido na Sardenha, feito semanas antes da entrevista, permitiria uma nova aproximação à guisa de um encontro mais oportuno e adequado na cidade de Paris, para o registro da entrevista. Dando continuidade da pesquisa na cidade parisiense, além das idas à Biblioteca Nacional da França, a próxima visita estaria reservada ao escritório que, na ocasião, localizava-se no último pavimento de um edifício de caráter industrial, esse ocupando parcialmente o miolo de uma quadra próxima à Gare de l’Est. Desse modo, possibilitou-se o encontro com Anne Lacaton. Seu sócio, naquele dia, estava em viagem.

Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal durante reconhecimento de campo para as atividades do workshop do IV ILS
Foto Haniel Israel, 2019

notas

1
HYATT FOUNDATION. The Pritzker Architecture Prize. Jury Citation: Anne Lacaton & Jean-Philippe Vassal. Chicago, 2021 <https://bit.ly/3x0QfG3>.

2
O Laboratório de Projetos e Políticas Públicas (LPP), coordenado pelo Prof. Dr. Valter Caldana, é um grupo de pesquisa aplicada e, simultaneamente, um instrumento de ação que atua nas áreas inerentes ao desenvolvimento urbano em todas as suas escalas, desde o edifício até o planejamento regional, desde a habitação até o design de serviços, o saneamento e a mobilidade. Sediado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Brasil, seu trabalho está fundamentado na transdisciplinaridade que o tema requer, na experiência profissional e acadêmica de seus componentes e na criação de metodologias específicas para o desenvolvimento de cada novo projeto em que se envolve.

3
MORSY, Zaghloul. Thinkers on Education. Volume 4. Nova Delhi, Unesco Publishing / Oxford & IBH Publishing, 1993.

4
ISRAEL, Haniel. Centros Educacionais Unificados de São Paulo (2004-2019): cidade, edifício escolar e praça de equipamentos públicos. Orientador Valter Caldana. Dissertação de mestrado. São Paulo, FAU Mackenzie, 2020.

comments

086.05
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

086

086.01

Kleber Mendonça Filho, o arquivador de emoções

Abilio Guerra, Caio Guerra, Magaly Corgosinho, Maeve Jinkings and Roberto Gervitz

086.02

Encontro com Decio Tozzi

Heloisa Mendes Pereira

086.03

Júlio Abe e a fase de fotógrafo

Eduardo Augusto Costa

086.04

A arquitetura como insurgência

José Barbedo

newspaper


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided