Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Entrevista realizada a partir da pesquisa "A arquitetura residencial de Decio Tozzi – leituras a partir do acervo do arquiteto", em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (ATC), da Unicamp.

english
Interview based on the survey "The Residential Architecture of Decio Tozzi – Readings from the architect's personal archive", under development in the Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (ATC), da Unicamp.

español
Entrevista basada en la investigación "Arquitectura residencial de Decio Tozzi - Lecturas de la colección del arquitecto", en desarrollo en el Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (ATC), da Unicamp.

how to quote

PEREIRA, Heloisa Mendes. Encontro com Decio Tozzi. Um diálogo sobre arquitetura, conceitos, acervo e casas. Entrevista, São Paulo, ano 22, n. 086.02, Vitruvius, maio 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/22.086/8088>.


Decio Tozzi (ao centro), exposição na Unicamp em celebração da doação do seu acervo, outubro 2018 Fonte: Banco de imagens da Unicamp
Foto Toninho Perri

A obra do arquiteto paulista Decio Tozzi é uma importante referência arquitetônica, tanto no âmbito nacional como internacional. Graduado na década de 1960 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, este arquiteto pertence uma geração que ainda muito jovem se envolveu em importantes projetos.

Tozzi é um grande incentivador da arquitetura no Brasil e contribuiu de diferentes formas para a transformação da disciplina, através da prática, do ensino, da atuação junto a órgãos reguladores de classe, publicações e, mais recentemente, em 2018, com a doação de seu acervo técnico e pessoal de trabalho a uma instituição pública, a Biblioteca da Área de Arquitetura e Engenharia da Unicamp. Um material inédito e importante para o desenvolvimento de pesquisas sobre a obra ainda pouco explorado do arquiteto e que, sem dúvida, representa conhecimentos substanciais sobre nossa cultura e arquitetura.

A investigação dessa fonte de documentação primária, acompanhada de leituras de textos do próprio arquiteto sobre seus projetos, embasam a proposta de pesquisa de mestrado (1) em curso sobre a arquitetura residencial de Decio Tozzi. E nada mais apropriado do que recolher depoimentos do próprio arquiteto durante essa revisita aos projetos, documentos e memórias de arquitetura. Aliando assim as informações obtidas na fonte primária documental com os dizeres, e saberes, da fonte primária humana, o próprio arquiteto.

Por fim gostaria ainda de pontuar que neste encontro também pude desfrutar, na companhia do arquiteto, de um saboroso almoço em sua residência preparado pela Cecília, que é quem auxilia Tozzi com os afazeres domésticos. Sem dúvida um dia para que ficará em minha memória de arquiteta e pesquisadora.

Croqui da Escola Técnica de Comércio de Santos. Projeto que é referência nacional e internacional da obra do arquiteto
Decio Tozzi, 1981

notas

1
O mestrado em curso está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Arquitetura, Tecnologia e Cidade (PPG-ATC) da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (FEC – Unicamp), sob orientação da Professora Doutora Ana Tagliari.

comments

086.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

086

086.01

Kleber Mendonça Filho, o arquivador de emoções

Abilio Guerra, Caio Guerra, Magaly Corgosinho, Maeve Jinkings and Roberto Gervitz

086.03

Júlio Abe e a fase de fotógrafo

Eduardo Augusto Costa

086.04

A arquitetura como insurgência

José Barbedo

086.05

Questões de espaço, educação e inovação

Haniel Israel

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided