Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Nesta entrevista sobre as estratégias projetuais do arquiteto Joaquim Guedes, Adilson Macedo relata sua trajetória profissional e acadêmica, em especial sua convivência com Guedes, como colaborador no escritório do arquiteto e colega de ensino.

english
In this interview about Joaquim Guedes architecture design strategies, Macedo recounts his professional and academic journey, particularly his experience working alongside Guedes as a collaborator in the architect's studio and as a professor colleague.

español
En esta entrevista sobre las estrategias de diseño del arquitecto Joaquim Guedes, Adilson Macedo relata su trayectoria profesional y académica, especialmente su convivencia con Guedes como colaborador en el taller del arquitecto y colega de enseñanza.

how to quote

SCHIMIDT, Rafael. Arquitetura, estratégia e projeto. Entrevista com Adilson Macedo. Entrevista, São Paulo, ano 24, n. 095.02, Vitruvius, ago. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/24.095/8860>.


Adilson Costa Macedo
Foto divulgação

Esta entrevista foi realizada em 2016, com intenção de investigar o ato de projetar em arquitetura, no contexto de produção da tese de doutorado “Projeto de Arquitetura: um estudo sobre os procedimentos projetuais do arquiteto Joaquim Guedes”.

A estratégia projetual de Guedes buscava atender ao maior conjunto possível de necessidades das pessoas e demandas do projeto, ao seu ajuste com a construção das partes, à integração com o local de intervenção para bom aproveitamento das condições do sítio e às especulações intermediárias até a volumetria resultante. Desenvolvida durante os anos de atuação com projeto de arquitetura em São Paulo, Guedes sistematizou sua estratégia projetual aplicando-a de maneira didática em seus últimos projetos realizados para concursos públicos. O uso dos chamados Diagramas Lineares consistia na análise e, posteriormente, na síntese do programa de necessidades à luz de Sistemas e Subsistemas de Espaços para que a forma do objeto arquitetônico derivasse desse procedimento.

Concurso para Monumento à Fundação de Goiânia, 2. lugar, arquitetos Alcino Teixeira Leite, Rogério Dorsa Garcia, Vasco de Mello e Walter Caprera; colaboradores Adilson Costa Macedo, Carlos Heck e Conrado Heck; paisagista Waldemar Cordeiro; engenheiro Robe
Imagem divulgação [Acrópole, n. 312, nov. 1964, p. 38]

Procurando identificar na arquitetura de Guedes a origem e o desenvolvimento no uso desses diagramas lineares de sistemas e subsistemas de espaço, é que se fizeram necessárias algumas entrevistas com pessoas próximas ao arquiteto. Adilson Macedo é um arquiteto que conviveu por longo tempo com Guedes, inicialmente como aluno no curso de graduação, no início de sua carreira profissional como colaborador no escritório do arquiteto, e posteriormente como colega de ensino tanto no curso de graduação quanto de pós-graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

O objetivo geral desta entre outras entrevistas realizadas, almejava articular diálogos permeados pela técnica da história oral, com outros documentos de acervo, reportagens e demais produtos historiográficos, com intenção de entender versões diferentes ou desconhecidas de fatos, situações propostas como problemáticas, ocorrências e visões de mundo. Essa técnica se torna útil em diferentes situações, como por exemplo, no caso de lacunas de conhecimento em que não existem documentos a respeito de algum aspecto a ser estudado, ou na verificação de versões alternativas sobre fatos já estabelecidos.

As perguntas foram concebidas seguindo o caráter indutivo, iniciando-se com questões gerais sobre o assunto até alcançar as perguntas capitais mais específicas ao final da entrevista. Adilson Macedo relata então sua trajetória profissional e acadêmica, e em especial sua ligação com Joaquim Guedes.

comments

095.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

095

095.01

Oficina: do teatro à cidade (parte 2)

Felipe Ribeiro Pires and Vera Santana Luz

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided