Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
O autor do projeto conta como foi criada a Casa no Figueiral e a relação que esta estabelece com o ambiente de inserção e a história daquele local.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Casa no Figueiral. Projetos, São Paulo, ano 12, n. 133.06, Vitruvius, fev. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/12.133/4197>.


A implantação escolhida cura uma chaga. Aqui se havia desflorestado e feito extração de saibro, que resultou numa ferida aberta na topografia. O declive constante tornou-se numa depressão que se procurou conter lançando um muro ao longo da mesma. Segundo esta diretriz, a casa alinhou-se, criando um plano estabilizado à cota superior, que é também a da entrada para o conjunto. Nesta, localizam-se as zonas comuns que se ordenam de modo a produzir uma sucessão de espaços mais privados: um primeiro volume que remete para a casa rural da região, que nascia segundo um paralelepípedo de duas águas similar, a partir do qual se geravam os restantes volumes utilitários. Este serve de limite entre o público e o privado, pois nas suas costas surge o espaço exterior ajardinado, em direta relação com as salas, aberto sobre a copa das árvores. Sob este, os quartos, que corrigem a topografia ao apanhar a cota inferior original do terreno, e se abrem para a vegetação rasteira do bosque.

Por dentro, reproduz-se a forma exterior dos volumes, com as coberturas inclinadas aparentes no interior, que se abre por inteiro nos espaços comuns através de portadas, que encerradas “versatilizam” a casa: refeições formais e informais, estar em família ou com convivas, cozinhar em segredo ou espalhando aromas… os quartos prevêem usos futuros, com um espaço anexo que hoje é de brincar, amanhã de trabalho.

Brinca-se com os volumes em busca de referências passadas, sempre tendo em vista o usufruto futuro.

sobre o autor

Pedro Fonseca Jorge (Benedita, 1977), arquiteto, mestre em Intervenção no patrimônio e doutorando em ‘Célula Mínima’ pela FAUP. Colaborador de Francisco Barata, arquitecto/crítico autônomo desde 2003.

ficha técnica

nome do projeto
Casa no Figueiral

localização
Benedita, Alcobaça

data do projeto
2005

conclusão da obra
2006

autor
Pedro Fonseca Jorge, arquiteto

especialidades
Cristiano Vicente Isabel e Júlio da Silva

construtor
Manuel Mendes, construtor

comments

133.06 habitação unifamiliar
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Pedro Fonseca Jorge
Porto Portugal

share

133

133.01 habitação unifamiliar

Casa 14 Bis

133.02 design and architecture

The Cabins

Flávio Coddou

133.03 cultural building

Zhang Da Qian Museum

133.04

Tour Bois le Prêtre

133.05

Arena Pantanal

133.07 construção

Beijódromo

Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz

133.08 crítica

Maracanã: destruir ou preservar

Claudia Girão

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided