080.01 museus e a cidade
Outra vez o Masp
080.03 crítica
Em meio à arquitetura do Teatro de Trancoso
080.05 homenagem
Lembranças de meu último encontro com Lelé
080.07 centenário
Diógenes Rebouças e a modernização de Salvador
080.09 política
Censura e autocensura
Oficina de Modelos com Marcos Acayaba
080.02 workshop
Te cuida, marechal
080.04 cidadania
Archivo Cordero
080.06 exposição
A crise por que passa o Masp está relacionada com o desmonte sistemático de um projeto celebrado como uma revolução no mundo dos museus; este ano comemoramos o centenário de Lina Bo Bardi, seria uma grande oportunidade de trazer de volta sua museografia
Atividade complementar envolvendo professores e alunos das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da USP e Mackenzie, a Oficina de Modelos propôs o desenvolvimento de dois projetos não construídos do arquiteto Marcos Acayaba, o MuBE e o Pavilhão de Sevilha
O autor indaga a relação da arquitetura com as passagens políticas que a cerca, visto que essa relação também deve ser considerada como parte da obra arquitetônica
Os recentes casos de violência que estão ocorrendo nas favelas cariocas devem ser enfrentados com inteligência. É imperativo dotar as favelas com os mesmos serviços – urbanos e sociais – que são oferecidos no restante da cidade
André Marques relata encontro com João Filgueiras Lima, Lelé, ocorrido em 2013, em São Paulo
O curador Miguel López-Pelegrin comenta a mostra inédita no Brasil, que revisita os costumes da capital La Paz desde 1900 até 1961 a partir da seleção de 70 fotografias do Estúdio Júlio Cordero
Em 2014 comemora-se o centenário de Diógenes Rebouças, um dos principais responsáveis pela modernização urbana de Salvador, além de consultor do Iphan, Conselheiro de Cultura da Bahia, e professor da UFBA
Posicionar-se diante do computador e poder contar com uma comunidade de apoio, constituída a partir de opiniões comuns, permite o livre circular de inverdades as quais se chocam, muitas vezes, com qualquer realidade mesmo a mais longínqua
1964 a 1985, período de triste memória para a política e toda a produção cultural nacional. Após o golpe militar, a sofrida arquitetura brasileira vai se fechar defensivamente em torno de seus feitos passados