Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
André Marques relata encontro com João Filgueiras Lima, Lelé, ocorrido em 2013, em São Paulo.

how to quote

MARQUES, André. Lembranças de meu último encontro com Lelé. Drops, São Paulo, ano 14, n. 080.05, Vitruvius, maio 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.080/5167>.


Dia 12 de março de 2013. Estou à caminho do Hotel Transamérica, em São Paulo, encarregado de levar o arquiteto João Filgueiras Lima, Lelé, para o lançamento de seu novo livro Arquitetura – uma experiência na área de saúde (1).

Por excesso de zelo, chego com quinze minutos de antecedência. E, enquanto aguardo Lelé e sua filha Adriana, relembro meu primeiro contato com sua obra, durante meus anos de faculdade, e da primeira vez que o vi pessoalmente numa palestra na FAUUSP, em 2002. Nesses dez anos, me formei arquiteto, especializei-me em conforto ambiental e conclui um mestrado sobre suas obras (2). Assim, tive a honra de me aproximar deste importante mestre da arquitetura brasileira.

Lelé é um homem alto, esguio e de um temperamento cordial. Não há quem não se impressione com sua humildade e delicadeza no trato. Ao meu ver, um verdadeiro monge.

Saímos do hotel às exatas 19 horas e fomos direto para o Museu da Casa Brasileira. Logo na chegada, fomos recebidos por uma equipe do museu que o levou para entrevistas e uma sessão de fotos.

O evento prosseguiu com muito entusiasmo. Aos 81 anos e passando por intensos tratamentos de saúde, Lelé surpreendia por sua disposição e carinho com os convidados. Por último, trocou autógrafos com o arquiteto e historiador Hugo Segawa, que trazia embaixo do braço um exemplar de seu livro sobre a obra de Oswaldo Bratke. Lelé, admirando o livro, disse: “Nessa época, tínhamos uma bela arquitetura”.

Ao final da noite, Lelé mostrava o mesmo entusiasmo de antes, sem aparentar nenhum cansaço. Ofereci para levá-los de volta ao hotel. Saímos às pressas por causa da garoa e, no caminho, conversamos sobre o desejo de publicar meu mestrado sobre sua obra e ele incentivou a ideia de continuar os estudos, focando agora em seu mestre Aldary Toledo.

No caminho, passamos próximo à casa Bola, projeto de Eduardo Longo, e tanto Lelé quanto Adriana ficaram entusiasmados em ver, pela primeira vez, a famosa casa. Infelizmente, a pouca luz da rua e o excesso de trânsito atrapalharam.

Enfim, por volta das 22h30, chegamos ao hotel. Desci do carro, cumprimentei-os, desejando uma boa noite e um ótimo jantar. Estava quase saindo, quando olhei para trás e avistei Lelé parado em frente à recepção, esperando para dar o último aceno de boa noite.

No percurso de volta para casa, me deparei pensando no quanto admirava suas obras, com execuções primorosas e íntima relação com a natureza. Ainda muito agitado com a emoção de rever o mestre, pintei uma aquarela de um dos hospitais da Rede Sarah e escrevi uma pequena dedicatória para a Adriana. No dia seguinte, iria levá-los ao Aeroporto.

Dia 13 de março. São 10h45 e já estou novamente no lobby do Hotel Transamérica. Escuto a voz da Adriana falando meu nome. Olhei para o lado e vi Lelé batendo continência para mim. Naquele dia, estava vestido com a famosa jaqueta comunista chinesa, o traje Zhongshan.

No caminho para o aeroporto de Cumbica, Lelé contou de sua viagem para a China nos anos 1980 e de como todos os chineses se vestiam com o traje do líder comunista. Aproveito para perguntar sobre alguns detalhes de execução de suas obras e como ele conseguia acabamentos tão impecáveis. Conversamos também sobre a questão da industrialização na construção civil e sobre a obra de Jean Prouvé.

Já nos aproximando do Parque Tietê, depois de termos praticamente atravessarmos toda a cidade de São Paulo quase sem trânsito nenhum – o que é raro –, falamos sobre a importância do homem estar ligado à natureza. Relembramos o trabalho de Tom Jobim e de seu amor pelas árvores e pássaros brasileiros.

Chegando ao aeroporto, nos despedimos com um abraço fraternal. Lelé agradeceu o carinho e completou, dizendo: “Da próxima vez que nos encontrarmos, estarei vestindo meu uniforme”.

Dia 21 de maio de 2014. Recebo a triste notícia do falecimento deste grande mestre e me dou conta que o encontro não acontecerá. Apesar de toda tristeza, percebo que somos felizes por sua obra deixada e me sinto satisfeito por ter celebrado tudo isso.

Querido Dr. Lelé, nós que devemos agradecemos por suas lições deixadas na arquitetura brasileira e pelo carinho que dedicou ao homem em toda sua fragilidade.

nota

1
LELÉ, João Filgueiras Lima. Arquitetura – uma experiência na área de saúde. São Paulo, Romano Guerra, 2012.

2
MARQUES, André Felipe Rocha. A obra de João Filgueiras Lima, Lelé. Projeto, técnica e racionalização. Orientação Abilio Guerra. Dissertação de mestrado. São Paulo,FAU Mackenzie, 2012.

sobre o autor

André Felipe R. Marques é arquiteto(Universidade São Judas Tadeu, 2003) e meste em arquitetura e urbanismo (FAU Mackenzie, 2012). É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu.

Retrato de Lelé
Desenho de André Marques

 

comments

080.05 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

080

080.01 museus e a cidade

Outra vez o Masp

Marcelo Ferraz and André Vainer

080.02 workshop

Oficina de Modelos com Marcos Acayaba

Abilio Guerra and Marta Bogéa

080.03 crítica

Em meio à arquitetura do Teatro de Trancoso

Uma crítica a partir de uma análise subjetiva

Lutero Proscholdt Almeida

080.04 cidadania

Te cuida, marechal

Luiz Fernando Janot

080.06 exposição

Archivo Cordero

Exposição de fotos de La Paz, Bolívia

Miguel López Pelegrín

080.07 centenário

Diógenes Rebouças e a modernização de Salvador

Nivaldo Vieira de Andrade Junior

080.08 mídia

Reflexões de um historiador sobre as notícias falsas na Web

André Luiz Joanilho

080.09 política

Censura e autocensura

Arquitetura brasileira durante a ditadura militar

Sylvia Ficher

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided