Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O curador Miguel López-Pelegrin comenta a mostra inédita no Brasil, que revisita os costumes da capital La Paz desde 1900 até 1961 a partir da seleção de 70 fotografias do Estúdio Júlio Cordero.

how to quote

LÓPEZ PELEGRÍN, Miguel. Archivo Cordero. Exposição de fotos de La Paz, Bolívia. Drops, São Paulo, ano 14, n. 080.06, Vitruvius, maio 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.080/5169>.



Esta exposição (1) visa dar conhecimento da relevância do trabalho de Don Julio Cordero na primeira parte do século XX, na cidade de La Paz, a capital da tão desconhecida e apaixonante Bolívia. Através desta seleção de pequenas cópias de época se pode chegar a estabelecer um primeiro contato, com o que no futuro será, um dos referenciais essenciais para compreender o transcorrer da imagem fotográfica no continente latino-americano. O estúdio deste grande fotógrafo urge tanto por suas colaborações estéticas como por ser conteúdo documental.

Possivelmente agora chegou o momento de reformular de uma vez por todas a verdadeira história da fotografia latino-americana e haveria de partir do entendimento da diversidade como o elemento principal e a integração das áreas periféricas como essenciais. Como é possível que existam tantas histórias da fotografia latino-americana e em todas elas se ignore integramente aos fotógrafos bolivianos? Esta laguna não se produz por ausência, mas por desconhecimento da obra dos fotógrafos que historicamente vem trabalhando nas principais cidades da Bolívia. A história da fotografia latino-americana que neste momento conhecemos se baseia em poucos pilares e não chega a explorar a diversidade de projetos das complexas sociedades que vem abrigando durante o último século e meio.

Esta exposição é uma pequena aproximação ao mundo imenso e complexo de imagens que existem escondidas ainda no “Archivo Cordero” de La Paz, que neste momento se encontram em fase de estudos. Se abre uma porta próxima a história de um país belo e riquíssimo em valores humanos; um país que se encontra constantemente buscando um lugar possível em um mundo competitivo e devastador ao que não parece pertencer.

Bolívia, como tantos outros países que estão lá mais incluso no  terceiro mundo que nós, se abre até um novo século com os mesmos problemas endêmicos com os que abandonaram o anterior, mas com a esperança de encontrar espaço em que podem viver e se desenvolver com a dignidade que merecem todos os povos.

Através destes retratos, da firmeza e temperança com as que tantas pessoas posam diante da câmara de Don Julio Cordero, se pode realizar um percurso por uma etapa da história cotidiana do passado deste povo. Casais de namorados, famílias completas, colégios, casamentos, reuniões familiares, celebrações campestres, documentos policiais, registros militares, mas antes de tudo, rostos que olham, em muitos casos pela primeira vez, uma câmera que vai mostrar um futuro que para o qual eles sempre serão passado.

Com essas poucas cenas fotográficas é fácil se fazer uma ideia da sociedade boliviana do princípio do século XX e observar as contradições nas quais se encontra encravada. Bolívia é um país no qual de uma forma contrastada convivem duas culturas radicalmente diferentes: a ocidentalizada, proveniente de sua herança europeia com valores centrados no cristianismo e no capitalismo, e a multicultural indígena com sua comum Pachamana, que como em nenhum outro lugar do continente americano segue presente e luta por não sucumbir ante a esmagadora força da economia globalizadora.

Esta exposição está dedicada a todos os que fazem de seus sonhos, um lugar na luta de cada dia e, sobretudo, àqueles que são capazes de projetar horizontes ante evidentes muros.

nota

1
Exposição “Archivo Cordero / Coleção Rafael Doctor Rocero”, Museu da Cidade de São Paulo / Solar da Marquesa de Santos, de 25 de maio a a 19 de julho de 2014.

sobre o autor

Miguel López Pelegrín é curador da exposição “Archivo Cordero / Coleção Rafael Doctor Rocero”.

Reina del más allá [Rainha do além], 1910, fotografia, 20x12cm
Foto Júlio Cordero [Coleção Rafael Doctor Rocero]

 

comments

080.06 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

080

080.01 museus e a cidade

Outra vez o Masp

Marcelo Ferraz and André Vainer

080.02 workshop

Oficina de Modelos com Marcos Acayaba

Abilio Guerra and Marta Bogéa

080.03 crítica

Em meio à arquitetura do Teatro de Trancoso

Uma crítica a partir de uma análise subjetiva

Lutero Proscholdt Almeida

080.04 cidadania

Te cuida, marechal

Luiz Fernando Janot

080.05 homenagem

Lembranças de meu último encontro com Lelé

André Marques

080.07 centenário

Diógenes Rebouças e a modernização de Salvador

Nivaldo Vieira de Andrade Junior

080.08 mídia

Reflexões de um historiador sobre as notícias falsas na Web

André Luiz Joanilho

080.09 política

Censura e autocensura

Arquitetura brasileira durante a ditadura militar

Sylvia Ficher

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided