Esta exposição (1) visa dar conhecimento da relevância do trabalho de Don Julio Cordero na primeira parte do século XX, na cidade de La Paz, a capital da tão desconhecida e apaixonante Bolívia. Através desta seleção de pequenas cópias de época se pode chegar a estabelecer um primeiro contato, com o que no futuro será, um dos referenciais essenciais para compreender o transcorrer da imagem fotográfica no continente latino-americano. O estúdio deste grande fotógrafo urge tanto por suas colaborações estéticas como por ser conteúdo documental.
Possivelmente agora chegou o momento de reformular de uma vez por todas a verdadeira história da fotografia latino-americana e haveria de partir do entendimento da diversidade como o elemento principal e a integração das áreas periféricas como essenciais. Como é possível que existam tantas histórias da fotografia latino-americana e em todas elas se ignore integramente aos fotógrafos bolivianos? Esta laguna não se produz por ausência, mas por desconhecimento da obra dos fotógrafos que historicamente vem trabalhando nas principais cidades da Bolívia. A história da fotografia latino-americana que neste momento conhecemos se baseia em poucos pilares e não chega a explorar a diversidade de projetos das complexas sociedades que vem abrigando durante o último século e meio.
Esta exposição é uma pequena aproximação ao mundo imenso e complexo de imagens que existem escondidas ainda no “Archivo Cordero” de La Paz, que neste momento se encontram em fase de estudos. Se abre uma porta próxima a história de um país belo e riquíssimo em valores humanos; um país que se encontra constantemente buscando um lugar possível em um mundo competitivo e devastador ao que não parece pertencer.
Bolívia, como tantos outros países que estão lá mais incluso no terceiro mundo que nós, se abre até um novo século com os mesmos problemas endêmicos com os que abandonaram o anterior, mas com a esperança de encontrar espaço em que podem viver e se desenvolver com a dignidade que merecem todos os povos.
Através destes retratos, da firmeza e temperança com as que tantas pessoas posam diante da câmara de Don Julio Cordero, se pode realizar um percurso por uma etapa da história cotidiana do passado deste povo. Casais de namorados, famílias completas, colégios, casamentos, reuniões familiares, celebrações campestres, documentos policiais, registros militares, mas antes de tudo, rostos que olham, em muitos casos pela primeira vez, uma câmera que vai mostrar um futuro que para o qual eles sempre serão passado.
Com essas poucas cenas fotográficas é fácil se fazer uma ideia da sociedade boliviana do princípio do século XX e observar as contradições nas quais se encontra encravada. Bolívia é um país no qual de uma forma contrastada convivem duas culturas radicalmente diferentes: a ocidentalizada, proveniente de sua herança europeia com valores centrados no cristianismo e no capitalismo, e a multicultural indígena com sua comum Pachamana, que como em nenhum outro lugar do continente americano segue presente e luta por não sucumbir ante a esmagadora força da economia globalizadora.
Esta exposição está dedicada a todos os que fazem de seus sonhos, um lugar na luta de cada dia e, sobretudo, àqueles que são capazes de projetar horizontes ante evidentes muros.
nota
1
Exposição “Archivo Cordero / Coleção Rafael Doctor Rocero”, Museu da Cidade de São Paulo / Solar da Marquesa de Santos, de 25 de maio a a 19 de julho de 2014.
sobre o autor
Miguel López Pelegrín é curador da exposição “Archivo Cordero / Coleção Rafael Doctor Rocero”.