Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architexts ISSN 1809-6298


abstracts


how to quote

GONSALES, Célia Helena Castro. Residência e cidade. Arquiteto Rino Levi. Arquitextos, São Paulo, ano 01, n. 008.14, Vitruvius, jan. 2001 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/01.008/939>.

A concretização do projeto moderno em arquitetura levava em si uma idéia de cidade moderna. Totalmente planificada, esta cidade tinha na organização funcional e na implantação de blocos isolados sobre "infinitos" espaços públicos suas características mais emblemáticas. Na ausência deste sonhado espaço urbano, o arquiteto deveria tomar um posicionamento em relação ao contexto existente, que sendo mais ou menos tradicional, sempre trazia consigo as "marcas" da velha urbe: a rua, o quarteirão e o lote. Frente a essa situação, o afastamento das edificações das divisas do lote, configurando, sempre que possível, objetos isolados, constituiu-se na maneira mais utilizada para compor uma paisagem urbana que de alguma maneira trouxesse a presença daquela idéia de cidade.

A arquitetura de Rino Levi, essencialmente no que diz respeito às residências unifamiliares dos anos quarenta e cinqüenta, apresenta peculiaridades em relação a essa postura. A partir do projeto de sua casa em 1944 (Fig. 1 e 2), adota uma proposta de moradia urbana que, aplicada em praticamente todos os projetos residenciais seguintes, dará corpo a uma pesquisa sistemática sobre a relação da moradia com a cidade.

Localizadas, em sua maioria, nos Jardins, bairros residenciais arborizados e com grandes lotes destinados à classe média-alta paulistana, recebem um tratamento oposto, apesar da ampla liberdade de composição, ao das incentivadas casas compactas isoladas em meio a jardins zelosamente cuidados. A construção, térrea, estendida em direção aos limites externos permitidos pela legislação, ativa todo o terreno através de alas funcionais que se debruçam sobre pátios. Transformando os jardins frontais decorrentes dos recuos obrigatórios em espaço público, Levi adota uma composição onde o volume, ao não ser apreendido em sua totalidade, «vira superfície» e acentua as características espaciais da rua.

Essa arquitetura não se apresenta como reivindicação de uma moderna cidade, como protesto contra as categorias tradicionais. Promove sim, uma vinculação às circunstâncias específicas e essenciais desse "pedaço de cidade" - a presença de quarteirão, ruas e lotes - apesar do traçado muitas vezes diferenciado como o dos bairros-jardim.

No âmbito dessas estratégias compositivas que determinam uma postura ideológica em relação à cidade e considerando a particularidade da formação profissional do arquiteto – na Itália dos anos 20 -, a alusão à cultura arquitetônica mediterrânea enraizada no uso do pátio interior parece-nos inevitável.

O processo de delimitação de um perímetro exterior diretamente conectado à forma do lote, determinando um corpo que logo é "escavado" para conformar pátios que proverão de luz e ar os compartimentos, constitui uma aproximação evidente entre os projetos de Rino Levi e a composição típica da casa-pátio (Fig. 3 e 4). No entanto, o estudo desse tema requer uma verificação mais detalhada do "tipo" original.

O paradoxo inicial que envolve a indicação de uma tipologia tão tradicional na obra de um arquiteto evidentemente tão moderno será minimizada se considerarmos a utilização do tipo em um sentido amplo. Em um importante texto dos anos setenta (1), Rafael Moneo detalha as possibilidades da utilização deste recurso. O arquiteto, diz, "inicialmente é abordado pelo tipo" mas depois "pode agir sobre ele: pode destruí-lo, transformá-lo, respeitá-lo", resultando em uma metodologia "que implica a idéia de mudança e transformação" constituindo-se finalmente o tipo em uma "trama – ou estrutura formal – dentro da qual as transformações são operadas".

Nos projetos de Levi, as diferenças qualitativas dos lotes levam à adoção de dois partidos básicos: em lote amplo – onde a largura assemelha-se à profundidade –, o partido em T é o empregado (Fig. 5); em lote compacto – com a largura menor que a profundidade –, é utilizado o partido retangular (Fig. 6).

O partido em T é composto de três alas que na posição recorrentemente utilizada – a zona diurna localizada no corpo linear paralelo à rua e a zona noturna na ala perpendicular a esse corpo na parte posterior – conforma dois pátios internos, um acolhendo a parte social e o outro privativo dos dormitórios.

No partido retangular utilizado em lotes mais compactos situados em meio de quadra, o perímetro resulta da subtração das faixas de terreno decorrentes da obrigação de recuos em todas as orientações (2). A organização funcional e a qualificação dos espaços podem decorrer tanto da conformação de pátios centrais como do aproveitamento dos recuos para extensão dos compartimentos internos. As alas dos dormitórios e do estar estão, quase sempre, em faixas paralelas à via pública.

Nesses partidos poderia ser identificada uma mesma «estrutura formal» que sofre transformações através da dialética entre o processo de escavação de um corpo compacto e a fragmentação desse corpo em diversas alas (fig. 7). Essas alas diferenciadas para cada zona da residência são reorganizados para responder de maneira adequada tanto a solicitações referentes a contingências físicas quanto aos requerimentos modernos - como o zoneamento de funções, a procura de orientação solar adequada, a ventilação cruzada, etc.

Uma análise comparativa entre o conceito-tipo e os projetos de Rino Levi pode ser assim estabelecida:

Tipo ideal ou genérico

 


Rino Levi 

Adaptação do tipo ideal ou genérico a uma realidade concreta

princípios normativos
regularidade geométrica
 

 

ortogonalidadeuniformidade bidirecional

estrutura formal
elementos: massa/fechado e vazio/aberto
(ambos como entidades definidas)

o tipo genérico estabelece a relação entre massa construída e vazio: massa que contém o vaziovazio: condição de centralidade

ß

considerações na aplicação prática:a. contém seu próprio espaço, o espaço necessário para a satisfação de necessidades pragmáticab. possibilidade de expansão sobre ambos os eixos

ß

estabelece aspectos qualitativos essenciaisa. introspecção

b. possibilidade de adequação/acomodação ao lote urbano tradicionalc. definição do desenho urbano

princípios normativos
mantém os aspectos básicos:
 

 

regularidade geométricaortogonalidade

A relação entre os elementos da estrutura formal, por vezes, é parcialmente modificada:

o vazio não está totalmente contido pela massa; o vazio não mantém sua condição integral de centralidade.
Mas ambos, massa construída e vazio, se mantém como entidades definidas.

ß

contém seu próprio espaço, o espaço necessário para a satisfação de necessidades pragmáticas (e existenciais)

 

 

 

 

ß

mantém suas qualidades essenciais:
a. introspecção

b. possibilidade de adequação/acomodação ao lote urbano tradicionalc. definição parcial do desenho urbano

Assim, a manutenção da estrutura formal ou conceito permite aliar a satisfação das necessidades pragmáticas e ideológicas de privacidade, acomodação, ao cumprimento das «exigências» do espírito moderno de abertura e ruptura de limites entre interior e exterior, mas também de regularidade e disciplina.

Por outro lado, a referência ao "tipo histórico" – o modelo átrio-peristilo, por exemplo - acrescenta à base formal genérica, normativa e controladora dos aspectos circunstanciais de cada projeto, a multiaxialidade, as perspectivas amplas, o recorrido seqüencial e a maleabilidade em termos de organização e adaptação. A complexidade de eixos na composição dos acessos, as circulações que desenham recorridos ao redor do cortile-peristilo, a continuidade espacial entre o pátio e os principais compartimentos, a ambigüidade de certos espaços - como no átrio na casa mediterrânea - em relação à qualidade aberto/fechado, decorrentes do uso de pérgolas, a presença da luz zenital como qualificadora dos diferentes espaços deixando alguns deles em penumbra, seriam algumas das atitudes complementares presentes nos projetos de Rino Levi e que estão relacionadas à casa-pátio (Fig. 8).

Assim, a partir de um tipo essencialmente gerador de forma urbana, Rino Levi concretiza uma idéia de relação casa-cidade. Uma idéia desenvolvida com base em conceitos que de alguma maneira "justificariam" a utilização, por parte de um arquiteto moderno, de um precedente que, além de tradicional, é alheio à cultura brasileira. Uma idéia cuja gênese pode ser identificada em seus primeiros contatos com o conhecimento arquitetônico.

Na Scuola Superiore di Architettura di Roma – onde Rino estuda de 1924 até 1926, ano em recebe seu diploma de graduação – uma das principais novidades era a disciplina Edilizia Citadina, ministrada por Marcelo Piacentini e que estudava as especificidades do projeto urbanístico. Os conceitos desenvolvidos por esse arquiteto incorporavam o urbanismo de inspiração sittesca através do estudo da arquitetura vernacular e da composição pitoresca. Sua declaração de 1928 referente à apresentação na cidade de "duas arquiteturas, uma com roupa íntima e a outra com traje de gala" (3) tinha a sua base fundamental na idéia de recuperação do tecido urbano e na distinção entre tecido e monumento, cuja essência já havia sido detalhada vários anos antes. Em 1921 (4) Piacentini defendera a importância de um estudo – e concepção - global da cidade, considerando a importância fundamental da "arquitetura menor", constituída pelas construções alinhadas nas ruas que ressaltam, pelo contraste, a beleza dos monumentos.

Os princípios arquitetônicos e urbanos estudados por Piacentini eram um elo a mais da larga corrente de discussão sobre conceitos englobados no termo decorum, utilizado por Vitruvio no seu tratado De Architectura. O decorum, segundo Vitruvio, consistia na adequação do edifício, ou em última instância, das regras da arquitetura, às particularidades dos lugares, dos costumes ou dos seus ocupantes (5). O termo era o equivalente ao Prepon grego, que estava vinculado à categoria ética de fazer as coisas com propriedade.

Esse conceito, resgatado no Renascimento e considerado em toda a tradição clássica adquire, sob o termo convenance e no âmbito dos questionamentos da beleza como princípio absoluto defendidas por Perrault, destaque fundamental no século XVII.

No século XIX, Quatremère de Quincy, evocando largamente o termo "caráter", considera a "propriedade" e "conveniência" da diferenciação entre a simples moradia e os monumentos citadinos, entre o privado e o público (6) e Camilo Sitte, poucos anos antes do término do século, declara a necessidade de alguns elementos da cidade serem apresentados com "roupas de trabalho" e outros com "trajes domingueiros" (7).

Nesses conceitos que tratam de adequação ao lugar, e neste caso ao lugar urbano – nos seus dois sentidos, de acomodação e adequação ética ou atuação com propriedade e decoro - podemos encontrar as raízes da arquitetura de Rino Levi.

No espaço restrito do lote, resgatando em parte a idéia de Sitte de conformação de um espaço público "coeso e de efeito calculado" - não se valerá do procedimento que, como já havia chamado a atenção o próprio arquiteto, determina "uma caricatura de palácio comprimido num terreno exíguo" (8). Nos projetos residenciais o arquiteto somente utilizará a idéia do moderno objeto isento, em grandes áreas fora do perímetro urbano que se assemelhem ao espaço ilimitado do urbanismo moderno e onde a edificação pode, então, mostrar-se isolada, "pura" (Fig. 9). Na casa não-monumento de Levi, acomodada à forma do lote, a fachada, que não exerce qualquer função representativa e é tratada como pano de fundo neutro, cumprindo apenas a função pragmática de acesso, vedação, iluminação, ventilação, enfatiza o caráter doméstico próprio da arquitetura configuradora de tecido da cidade (fig 10).

O Movimento Moderno traz em sua gênese a representação da essência do "espírito da época". O lado ordenado e unitário dos novos tempos deveria ser o tema básico de toda arquitetura dita moderna. No entanto, a partir dos anos trinta, o conteúdo a ser representado já não é a nova época percebida com a unidade e redutivismo das décadas anteriores, mas uma modernidade dotada de crescente complexidade onde tanto aspectos contingentes quanto o resgate de modelos históricos são tomados como meios de ampliação de seus limites.

Por outro lado, o espaço doméstico, tema central das pesquisas da arquitetura moderna, sempre será o grande território de experimentações para os arquitetos. Rino Levi, em um contexto brasileiro de importantes concretizações, fará desse tema, essencialmente a partir dos anos quarenta, sua contribuição mais peculiar. Resgata da cidade tradicional a noção de decoro e viabiliza sua aplicação através da adoção dos conceitos básicos do tipo casa-pátio na residência unifamiliar. A versatilidade desse tipo permite conciliar a tradição da residência que gera forma urbana com as necessidades modernas de abertura, expansão, integração interior-exterior e essencialmente de ordem. Rino nos mostra os diversos matizes e "adaptações" que a arquitetura desse período podia assumir sem deixar de manter identificável, em sua base e estrutura, os preceitos modernos.

notas

1
MONEO, Rafael. On Tipology. Opositions, Cambridge, Mass., n.13, p. 22-45, 1978.

2
Fato declarado pelo próprio Rino Levi nos memoriais das residências Paulo Hess e Castor Delgado. Residência Paulo Hess: "A casa inscreve-se exatamente nos limites fixados pelos recuos exigidos por lei."; Residência Castor Delgado: "os recuos exigidos por lei, tanto na frente do terreno, como nos lados e nos fundos, determinaram, praticamente, o perímetro da casa", v. memoriais Arquivo Escritório Rino Levi, São Paulo.

3
Reeditado em PATETTA - L’Architettura in Italia, p. 161, citado em SCHUMACHER, Thomas L. - Surface and Simbol: Giuseppe Terragni and the architecture of italian rationalism. New York, Princeton Architectural Press, 1991, p. 30.

4
PIACENTINI, M. - Il momento architettonico all’estero. Architettura ed arti decorativi, ano I, fasc. 1, p. 32-76, maio/junho de 1921, citado em ANELLI, Renato Luiz Sobral - Arquitetura e cidade na obra de Rino Levi. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 1995, p. 46

5
VITRUVIO, M. L. - Los diez libros de arquitectura. In: De Architectura. Barcelona, Nunez, 1955, p. 14.

6
QUINCY, Antoine-Chrystome Quatremère de – De l’imitation, 1823. Bruxelles, AAM, 1980, p. 35.

7
V. SITTE, Camillo - A construção das cidades segundo seus princípios artísticos. São Paulo, Ática, 1992 , p. 101.

8
LEVI, Rino - "Mudam os tempos". In: Arquitetura 42, dez. 1965, p. 9, publicado originalmente em set/out 1948 na revista Artes Plásticas de São Paulo.

sobre o autor

Célia Helena Castro Gonsales é arquiteta, Doutora pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona, com a tese "Racionalidade e contingência na arquitetura de Rino Levi". Atualmente professora da Universidade Católica de Pelotas e Professora convidada do Propar – Programa de pesquisa e pos-graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

comments

008.14
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

008

008.00

A medida de todas as coisas humanas (editorial)

Abilio Guerra

008.01

Elipse crítica

Reflexões a partir de Manfredo Tafuri (1)

Fábio Duarte

008.02

De museus e ruínas

Os liames entre o novo e o antigo

Ricardo Rocha

008.03

O desafio da requalificação

Ricardo Ghio

008.04

Yad Vashem: a memória do holocausto

Vittorio Corinaldi

008.05

Modelo, tipologia e criatividade periférica

O concurso urbanístico de Santiago de Compostela para América Latina (1)

Roberto Segre

008.06

Piazza Aldo Moro

Maria Raffaella Leto

008.07

La forma de lo imperfecto

Impresiones de Enric Miralles (1)

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

008.08

Los archivos de arquitectura en el contexto latinoamericano

Ramón Gutiérrez

008.09

Rodoanel trecho norte: elevado ou túnel?

Mario Yoshinaga

008.10

El espacio verde publico

Modelos materializados en Buenos Aires – parte 1 (1)

Sonia Berjman

008.11

The Malagueira Quarter in Évora, Portugal

Juan Antonio Zapatel

008.12

El espacio verde publico en Buenos Aires

Parte 2 (1)

Sonia Berjman

008.13

El Arte Deco y La Habana del siglo XX

Lohania Aruca Alonso

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided