Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architexts ISSN 1809-6298


abstracts


how to quote

MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia. Nagakura: Não construído?. Arquitextos, São Paulo, ano 07, n. 075.07, Vitruvius, ago. 2006 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.075/333/pt>.

A arquitetura pode ser compreendida como uma substância que pode se encontrar em diferentes estados mais além da materialidade física. Originalmente, a obra arquitetônica foi um pensamento na mente de seu autor que adquiriu identidade e foi projetando-se desse interior para o exterior, desenvolvendo-se mediante desenhos, anotações, maquetes. E posteriormente, através do processo de construção, que situa à idéia conceituada no contato direto com a realidade. A construção de um projeto não significa sua conclusão, nem física, nem intelectual. O cérebro do arquiteto contém e conserva idéias que se originam e prosseguem seu desenvolvimento, cuja essência aparece ou reemerge durante a concepção de novos projetos, durante a reflexão profunda ante o próprio trabalho. O abstrato parece ir elegendo suas próprias formas de tradução ao concreto e a atividade da vida intelectual consiste também na busca que permita descobrir quais são essas formas precisas desejadas pelas idéias que fervem no interior. A matéria do não-construído habita e rege a cabeça do arquiteto definindo essa outra substância essencial da arquitetura.

Em meados dos noventa, o japonês Takehiko Nagakura, especializado em representação digital do espaço arquitetônico e conhecimento do desenho formal, e responsável do laboratório de desenho e computação no Massachussets Institute of Technology, deu início a um projeto cujo objetivo era construir uma série de edifícios que unicamente tinham adquirido entidade dentro da cabeça de seus autores. Nagakura imergiu-se num exaustivo trabalho de recopilação e análise de toda a documentação existente sobre o Monumento à Terceira Internacional de Vladimir Tatlin (1919-29); do Danteum de Giuseppe Terragni e Pietro Lingeri (1938); da Igreja de Altstetten de Aalvar Aalto (1967); do Palácio dos Soviets (1931-32) e da Igreja de Firminy (1961-70) de Le Corbusier; da habitação com elementos curvos (década de 1930) de Mies van der Rohe e da Drive-in House (1968) de Michael Webb, projetos que nunca foram edificados, mas que Nagakura construiu mediante software de animação e linguagem cinematográfica, titulando a série de curta-metragens produzidos The Unbuilt Monuments.

O rol da tecnologia

O caráter visionário de cada um deles, peças fundamentais na História da arquitetura moderna, é o nexo que vincula entre si a estes Monumentos Não Edificados a cuja construção virtual Nagakura começou a dar início num momento em que a tecnologia digital se encontrava ainda em suas primeiras fases de desenvolvimento e se incorporava como revolucionária ferramenta de visualização para os arquitetos, fundamentalmente para esboçar o possível aspecto finalizado de um projeto. The Unbuilt Monuments surge dentro deste contexto de compreensão sobre o possível rol das técnicas e processos de visualização da idéia arquitetônica permitidos pelo digital. No entanto, por sua qualidade técnica e por sua proposta como obra de visualização, The Unbuilt Monuments devem uma peça inclassificável na mesma categoria que os fly-overs, walk-throughs ou seqüências de animação que produzem a maioria de estudos de arquitetura na atualidade para apresentar seus edifícios. Da profundidade de sua pesquisa documental sobre cada uma das obras eleitas surge não somente a patente capacidade com que cada obra é “construída”, mas também a específica proposta narrativa e audiovisual com que é explicada.

Nagakura transcende a tentativa historicista de ensaiar uma construção virtual para mostrar ao olho como poderia ter sido certo edifício se fosse erguido. O tratamento hiper-realista dos componentes plásticos, texturas, luz e brilhos introduzem o espectador em uma nova dimensão do edifício. Sua construção virtual não consiste em executar uma simples quadridimensionalização dos desenhos e dos modelos em escala preservados destes, mas que a importância do trabalho está em ter levado a cabo uma busca na que se supera a recriação do edifício construído, transformando esta em uma indagação profunda dos ideais com que cada obra foi projetada e criando uma nova materialidade que não tem que ver com a idéia da construção real. Ao utilizar uma forma expressiva que articula a interseção entre o arquitetônico e o cinematográfico, Nagakura cria um recorrido e uma experiência de cada um destes edifícios que já não tem nada que ver com uma vivência desde o físico, mas desde o etéreo e imaterial na que se percebe o certo estranho potencial contido na existência desses projetos, em sua substância de hipótese. Os edifícios devêm desta condição ideal e idealizada, “monumentos”.

O sereno trânsito pelo interior das estâncias do Danteum é interpretado por Nagakura como uma espécie de vôo onírico, enfatizado pelo emprego do branco e preto e do acompanhamento de uma suave ária que acompanha a travessia pelo Inferno, pelo Purgatório e pelo Paraíso. A sutilidade desta representação contrasta com o lírico dramatismo transmitido pela dura presença da estrutura do Monumento à Terceira Internacional no contexto de São Petersburgo atual. O Palácio dos Soviets e a Igreja de Firminy são igualmente recriados em branco e preto mas, enquanto o primeiro é mostrado como em pleno estado de pureza, vazio e em silêncio, na segunda, Nagakura se concentra em que o interior do templo seja percebido pelo olho através de um ângulo de visão que lhe situe em uma posição “real” dentro da escala do edifício. A habitação de Mies e a Igreja de Aalto são recriadas mediante um realismo mais empenhado na precisão literal, enquanto que sua representação em movimento isolada sobre uma tela em preto recalca a noção utópica da Drive In House de Webb.

Liberdade da mente

A arquitetura sempre se moveu entre a obrigação de ser construída e a necessidade de sentir-se ligada a formas que a mantivessem próximas ao subjetivo. Exemplos como os de Claude Nicholas Ledoux (1736-1806), Giovanni Piranesi (1720-1778) ou Étienne-Louis Boullée (1728-1799) evidenciam que essa busca consolidada nos campos da imaginação impacta sobre a mente do arquiteto, produzindo novos modelos. Nagakura, fazendo uso da tecnologia e tomando como modelo obras pensadas por outros, se submerge neste mesmo mundo da virtualidade, da construção fantástica da arquitetura, tão necessária para repensar os modelos pré-estabelecidos e para adentrar-se na criação de formas desde um estado mais arraigado nesta liberdade da mente.

nota

1
Artigo publicado originalmente na coluna “Arquitectura y diseño”, caderno “ABCD las artes y las letras“, do ABC Periódico Electrónico S.L.U, Madri, em 1 abril de 2006.

sobre os autores

Fredy Massad e Alicia Guerrero Yeste, titulares do escritório ¿btbW, são autores do livro “Enric Miralles: Metamorfosi do paesaggio”, editora Testo & Immagine, 2004

Tradução Ivana B. Garcia

comments

075.07
abstracts
how to quote

languages

original: español

others: português

share

075

075.00

Espaços públicos na região central da cidade de São Paulo

O Telecentro Elevado Costa e Silva

Leandro Medrano and Luiz Recamán

075.01

Do plano ao volume

Chico Homem de Melo

075.02

Igrejas para homens: Sigürd Lewerentz em Klippan e Björkhagen

Fernando Diniz Moreira

075.03

Guerras, desastres, pobrezas, mas também resiliências urbanas

Clovis Ultramari

075.04

Extroversão e sensualidade: dois ingredientes próprios da escola carioca

Luís Henrique Haas Luccas

075.05

No horizonte do possível

Angela Maria Rocha

075.06

Calidad de vida en asentamientos rurales de la provincia de Santiago de Cuba

Graciela Gómez Ortega and Fredy del Pozo Gómez

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided