Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Ramón Gutiérrez homenageia o arquiteto colombiano Rogelio Salmona, considerado o melhor arquiteto colombiano e reconhecido nacional e internacionalmente, que faleceu recentemente em Bogotá

english
Ramón Gutiérrez honors the Colombian architect Rogelio Salmona, considered the best Colombian architect and recognized nationally and internationally, who died recently in Bogota

español
Ramón Gutiérrez homenajea al arquitecto colombiano Rogelio Salmona, considerado el mejor arquitecto colombiano y reconocido nacional e internacionalmente, que falleció recientemente en Bogotá

how to quote

GUTIÉRREZ, Ramón. Rogelio Salmona (1929 - 2007). O melhor de todos. Drops, São Paulo, ano 07, n. 019.06, Vitruvius, out. 2007 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/07.019/1724>.



Nos deixou Rogelio Salmona, sem dúvida uma das figuras notáveis da arquitetura universal e o melhor dentre aqueles que ultrapassaram o século da modernidade e sua decadência pós-moderna em nosso continente.

Falar de arquitetura latino-americana tem sido há décadas falar de Rogelio Salmona, cuja visão continental alentou das mais diversas maneiras. Foi o dinâmico motor dos Seminários de Arquitetura Latino-americana (SAL) impondo esse caráter movimentista que, através de qualquer organização formal, nos ajudava a encontrar sempre pontos de apoio que nos permitissem reunir-nos para refletir, discutir e aprender.

Falar da arquitetura de Salmona é penetrar na procura de uma linguagem própria, assentada nas potencialidades expressivas dos materiais tradicionais que manejava com sofisticação artesanal. Preocupado com os temas ambientais, com as demandas sociais e com os equipamentos urbanos, Rogelio dedicou sua vida profissional à causa de propor caminhos alternativos para nossa arquitetura.

Formado no Atelier de Le Corbusier e nos cursos de Pierre Francastel, Rogelio assumiu as contradições que a visão eurocêntrica lhe proporcionava e procurou superá-la num conhecimento diligente de sua realidade colombiana e continental. Ajudou aos mais jovens. Difundiu idéias e deu testemunho de sua paixão profissional e de seu amor pela arquitetura trabalhando infatigavelmente até o último respiro, com as dificuldades que sua dura doença lhe foi suscitando.

Mas sobre tudo nos deixou o amigo solidário, o sábio que sabia pela experiência e pela reflexão, o companheiro entusiasta e temperamental, o mentor de muitas de nossas iniciativas coletivas. Rogelio foi muito mais que um notável arquiteto, foi um ser humano excepcional que valorizamos e estimamos na concordância e na divergência. Essa mesma divergência que me leva hoje a rezar uma oração ao meu Deus (no qual Rogelio não acreditava) porque sai que olhará todo o bem que Rogelio ofereceu a tantas pessoas deste continente que desfrutam de sua arquitetura e a imensa quantidade de inesquecíveis momentos que nos foi proporcionando àqueles que tivemos a sorte de conhecê-lo. Insisto, era o Melhor de Todos. Sentiremos infinitamente sua falta.

notas

[imagens enviadas por Hugo Segawa]

[tradução ivana barossi garcia]

sobre o autor

Ramón Gutiérrez é arquiteto argentino. Professor de História da Arquitectura. Consultor da UNESCO para temas de Patrimônio na América Latina. Pesquisador do Conselho de Pesquisas Científicas da Argentina. Autor de numerosos livros sobre arquitetura iberoamericana. Diretor do Centro de Documentação de Arquitetura Latinoamericana (CEDODAL) em Buenos Aires.

Ramón Gutiérrez, Buenos Aires Argentina

 

comments

019.06
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: español

share

019

019.01

Vazios críticos

Fredy Massad

019.02

Enchentes urbanas não são fenômenos inevitáveis

Como acabar com as enchentes com três ações

Álvaro Rodrigues dos Santos

019.03

Graças e desgraças de nossas cidades

Marcelo Carvalho Ferraz

019.04

Devi's Deal em São Paulo

Argumento exposto no Seminário Novas Governanças Metropolitanas, Banco Mundial-IETS, maio de 2006

André I. Leirner

019.05

Ruas e quadras

Benjamin Barney Caldas

019.07

Museu Guggenheim em Bilbao

Humberto González Ortiz

019.08

Berlim

O renascimento de uma cidade

Luiz Philippe Torelly

019.09

A palavra diseño

José Alfonso Ramírez Ponce

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided