Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Luiz Philippe Torelly discorre sobre Berlim, suas impressões de uma cidade que foi arrasada, separada, e agora novamante unida e reconstruída, volta à cena como com o mesmo brilho de outrora

english
Louis Philippe Torelly talks about his impressions of Berlin, a city that had been crushed, severed, and now united and rebuilt again back to the scene and with the same brightness as before

español
Luiz Philippe Torelly discurre sobre Berlín, sus impresiones sobre una ciudad que fue arrasada, separada, y ahora nuevamente unida y reconstruida, vuelta a la escena como con el mismo brillo de antes

how to quote

TORELLY, Luiz Philippe. Berlim. O renascimento de uma cidade. Drops, São Paulo, ano 07, n. 019.08, Vitruvius, out. 2007 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/07.019/1726>.


Do alto do Reichstag a vista da cidade é panorâmica. Difícil dizer o que mais chama a atenção, se o edifício em si com sua monumental cúpula, erigida a partir do projeto de revitalização idealizado pelo arquiteto inglês Sir Norman Foster, se o verde do parque Tiergarten, se os diversos edifícios de arquitetura e tecnologia arrojados, se as dezenas de guindastes que identificam os canteiros de obras ou o portão de Brandenburgo símbolo da nação alemã.

A cidade foi arrasada como muitas outras ao final da 2ª Grande Guerra, pela “incompetência, a recusa frenética de aceitar a realidade e a desumanidade do regime nazista”, como registra o historiador Antony Beevor. Dividida pela “guerra fria” cuja expressão maior foi o infame muro, materialidade da notória expressão cunhada por Winston Churchil “cortina de ferro”, para definir a linha divisória entre a Europa ocidental e os países do leste sob influência da então União Soviética viveu tempos difíceis, de horror, dor e separação, da ascensão do nazismo em 1933 até a reunificação em 1989.

Andar por Berlim é como flanar pelo século XX, por suas manifestações artísticas e antagonismos políticos. Bauhaus, Expressionismo, Fritz Lang, Rosa de Luxemburgo, Bertold Brecht, convivem com o espectro assustador da lembrança nazista. É como rever livros, filmes, idéias e talvez sonhar com um futuro mais promissor. É conviver com uma urbanidade, uma qualidade de espaços públicos e uma oferta de entretenimento e atividades culturais, como poucas cidades podem oferecer. A arquitetura como expressão artística de apropriação coletiva é sem dúvida a grande atração. São tantos e tão significativos os edifícios que qualquer conjunto de citações, certamente incorrerá em injustiças. O Reichstag, a nova Chancelaria, a Casa Marie Elisabeth Lüders, a Estação Central de Trens e o complexo da Sony, que nos faz sentir nos tempos dos Jetsons, são amostras da qualidade dos exemplares da produção arquitetônica que se vê por quase toda cidade.

A arquitetura alemã contemporânea reflete a pujança da economia do país e ilustra a tão almejada reunificação. Tecnologia de ponta, vidro, aço e alumínio. Transparências e geometrias inusitadas. Contraste entre o histórico e o novo, harmonizado pela qualidade das intervenções. Percebe-se o cuidado com as escalas e a adequação dos espaços às funções e atividades urbanas a eles destinadas. É nítida a intenção de que a cidade se prepara para reassumir o brilho de outrora e reocupar seu lugar, entre as grandes metrópoles mundiais. Não apenas por suas dimensões ou dinamismo econômico, mas principalmente por sua expressão cultural.

Talvez a arquitetura alemã de hoje proporcione o mesmo impacto que a brasileira, em contexto cultural e sócio-econômico diverso, provocou entre as décadas de 40 e 60 do século XX. Sem Brasília, que promoveu a elasticidade dos limites formais da arquitetura, rompendo paradigmas e estabelecendo novas fronteiras estéticas, a Berlim atual teria uma configuração menos ousada. Embora as analogias não sejam lá muito apropriadas, impossível não fazê-las.

As impressões aqui relatadas são de um turista vivamente impressionado com o que viu, apressado, ainda sem tempo de uma reflexão mais profunda. Mas não tão desavisado quanto à superficialidade de suas observações e quanto ao fato de que as percepções e os sentidos podem ser enganosos. De alguém que de repente se encontra em um cenário, em uma encruzilhada da história, sempre vislumbrada por olhares alheios.

Jane Jacobs em seu clássico livro Morte e vida de grandes cidades, preconiza dualmente, que as cidades trazem consigo as sementes de sua morte e de seu renascimento. Berlim ao que parece, escolheu o caminho da vida e exibe a um mundo cada vez mais pessimista, sem utopias e de um individualismo que trás uma ilusão de liberdade e autonomia, uma janela iluminada de esperança.

sobre o autor

Luiz Philippe Torelly, arquiteto e urbanista.Luiz Philippe Torelly, Brasília DF Brasil

Cúpula do Reichstag

Igreja Memorial Kaiser Wilhelm

Edifício na Potsdamer Platz

Complexo Sony, na Potsdamer Platz

Gallerie Lafayette, na Friederichstrasse, de Jean Nouvel

Cúpula do Reichstag, de Norman Foster

Cúpula do Reichstag

 

comments

019.08
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

019

019.01

Vazios críticos

Fredy Massad

019.02

Enchentes urbanas não são fenômenos inevitáveis

Como acabar com as enchentes com três ações

Álvaro Rodrigues dos Santos

019.03

Graças e desgraças de nossas cidades

Marcelo Carvalho Ferraz

019.04

Devi's Deal em São Paulo

Argumento exposto no Seminário Novas Governanças Metropolitanas, Banco Mundial-IETS, maio de 2006

André I. Leirner

019.05

Ruas e quadras

Benjamin Barney Caldas

019.06

Rogelio Salmona (1929 - 2007)

O melhor de todos

Ramón Gutiérrez

019.07

Museu Guggenheim em Bilbao

Humberto González Ortiz

019.09

A palavra diseño

José Alfonso Ramírez Ponce

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided