Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Mariana Malufe fala sobre sua experiência como participante do EWSAD (European Winter School in Architectural Design), workshop organizado anualmente pela Universidade Gazi em Ankara, Turquia

english
Mariana Maluf talks about her experience as a participant in EWSAD (European Winter School in Architectural Design) workshop organized annually by the Gazi University in Ankara, Turkey

español
Mariana Malufe habla sobre su experiencia como participante del EWSAD (European Winter School in Architectural Design), taller organizado anualmente por la Universidad Gazi en Ankara, Turquia

how to quote

MALUFE, Mariana. Workshop em Ankara. Troca de experiências de ensino. Drops, São Paulo, ano 08, n. 023.07, Vitruvius, jul. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/08.023/1761>.


Conhecido como EWSAD (European Winter School in Architectural Design) o workshop organizado anualmente pela Universidade Gazi em Ankara, Turquia, tem o apoio da União Européia e é mais uma iniciativa que visa troca de experiências e a vivência entre alunos e professores de diversas universidades européias.

Os workshops são divididos em três módulos anuais, que ocorrem de 2007 a 2009, direcionados pelo mesmo tema (Lost Space). A experiência é uma imersão de duas semanas na cultura local através de diversas práticas de projeto e ocorre durante o período de recesso das universidades turcas.

De acordo com a organização existe um crescente debate sobre o ensino de arquitetura e design na Europa, e a troca de metodologias e práticas de ensino assim como a experimentação das mesmas é essencial. O principal objetivo do workshop é materializar a troca de experiências de ensino criando uma significante discussão e questionamento do que é aplicado atualmente. Entre as instituições participantes estão Politecnico de Milano, Facoltà di Architettura; Université Paris, La Sorbonne; Architectural Association School of Architecture, Housing & Urbanism Program e Graduate School Eindhoven University of Technology, Faculty Architecture/Architectural Design & Engineering, entre outras.

O fato de o workshop acontecer em um ambiente acadêmico diferenciado social e culturalmente facilita não só a integração como favorece o enriquecimento cultural e pessoal dos estudantes e professores. A troca permite uma renovação das interpretações e conteúdos das metodologias atuais de ensino aplicadas por diversas universidades européias assim como a experimentação das mesmas.

Os estudantes são divididos em grupos e, sob a orientação de um tutor, desenvolvem um projeto a ser apresentado no final do workshop para discussão. É interessante a forma como os grupos abordam a mesma questão de maneiras tão diferentes. O objeto de estudo é sempre um espaço urbano, diferente a cada ano, abordado sob o mesmo tema (Lost Space).

O grupo do qual fiz parte investigou a relação entre contexto e conceito no desenvolvimento do projeto. Durante a primeira semana trabalhamos separadamente em grupos de 7 alunos investigando um dos aspectos. O primeiro grupo desenvolveu idéias baseado no contexto do local (informações históricas, legislações vigentes, limites físicos, entre outros) e o segundo baseado na parte conceitual, desconsiderando as características contextuais e conceitos previamente estabelecidos. Na segunda semana estas idéias foram confrontadas visando um projeto final.

Participei representando a Architectural Association de Londres, e me interessei pela ênfase e interesse no aprimoramento das metodologias de ensino. Os projetos não são desenvolvidos detalhadamente, mas é clara a forma como as diversas instituições e professores usam diferentes critérios e metodologias para desenvolver o projeto.

O que me chamou a atenção, e me motivou a escrever, é a importância dada à troca de experiências acadêmicas, e como elas podem aprimorar as metodologias de ensino atuais.

Mais informações podem ser encontradas no web site: http://www.ewsad.gazi.edu.tr

sobre o autor

Mariana Malufe, arquiteta pela FAU PUC-Campinas, estudante de pós-graduação na Architectural Association de Londres.

Mariana Malufe, Londres Inglaterra

EWSAD - logo do evento

Participantes do evento

Participantes do evento

 

comments

023.07
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

023

023.01 prêmio pritzker

Operação triunfo

Jean Nouvel ganha o Prêmio Pritzker 2008

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

023.02

O arquiteto global - lord Norman Foster

Os desafios do lord Norman Foster

Reginaldo Marinho

023.03

São Paulo, uma metrópole

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

023.04

Desenhos como arquiteturas

Renata Falzoni

023.05

Frank Gehry e Oscar Niemeyer

A plasticidade em arquitetura

Sérgio Sister

023.06

Lirismo e geometria

A Praça Dedé Caxias, ou Praça Turca, em Juazeiro, Bahia

Márcio Correia Campos

023.08

Demolição de baixo para cima?

Regiane Trevisan Pupo

023.09

Richard Rogers e a figura da epiderme

Rémi Rouyer

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided