Conhecido como EWSAD (European Winter School in Architectural Design) o workshop organizado anualmente pela Universidade Gazi em Ankara, Turquia, tem o apoio da União Européia e é mais uma iniciativa que visa troca de experiências e a vivência entre alunos e professores de diversas universidades européias.
Os workshops são divididos em três módulos anuais, que ocorrem de 2007 a 2009, direcionados pelo mesmo tema (Lost Space). A experiência é uma imersão de duas semanas na cultura local através de diversas práticas de projeto e ocorre durante o período de recesso das universidades turcas.
De acordo com a organização existe um crescente debate sobre o ensino de arquitetura e design na Europa, e a troca de metodologias e práticas de ensino assim como a experimentação das mesmas é essencial. O principal objetivo do workshop é materializar a troca de experiências de ensino criando uma significante discussão e questionamento do que é aplicado atualmente. Entre as instituições participantes estão Politecnico de Milano, Facoltà di Architettura; Université Paris, La Sorbonne; Architectural Association School of Architecture, Housing & Urbanism Program e Graduate School Eindhoven University of Technology, Faculty Architecture/Architectural Design & Engineering, entre outras.
O fato de o workshop acontecer em um ambiente acadêmico diferenciado social e culturalmente facilita não só a integração como favorece o enriquecimento cultural e pessoal dos estudantes e professores. A troca permite uma renovação das interpretações e conteúdos das metodologias atuais de ensino aplicadas por diversas universidades européias assim como a experimentação das mesmas.
Os estudantes são divididos em grupos e, sob a orientação de um tutor, desenvolvem um projeto a ser apresentado no final do workshop para discussão. É interessante a forma como os grupos abordam a mesma questão de maneiras tão diferentes. O objeto de estudo é sempre um espaço urbano, diferente a cada ano, abordado sob o mesmo tema (Lost Space).
O grupo do qual fiz parte investigou a relação entre contexto e conceito no desenvolvimento do projeto. Durante a primeira semana trabalhamos separadamente em grupos de 7 alunos investigando um dos aspectos. O primeiro grupo desenvolveu idéias baseado no contexto do local (informações históricas, legislações vigentes, limites físicos, entre outros) e o segundo baseado na parte conceitual, desconsiderando as características contextuais e conceitos previamente estabelecidos. Na segunda semana estas idéias foram confrontadas visando um projeto final.
Participei representando a Architectural Association de Londres, e me interessei pela ênfase e interesse no aprimoramento das metodologias de ensino. Os projetos não são desenvolvidos detalhadamente, mas é clara a forma como as diversas instituições e professores usam diferentes critérios e metodologias para desenvolver o projeto.
O que me chamou a atenção, e me motivou a escrever, é a importância dada à troca de experiências acadêmicas, e como elas podem aprimorar as metodologias de ensino atuais.
Mais informações podem ser encontradas no web site: http://www.ewsad.gazi.edu.tr
sobre o autor
Mariana Malufe, arquiteta pela FAU PUC-Campinas, estudante de pós-graduação na Architectural Association de Londres.
Mariana Malufe, Londres Inglaterra