Seria muito normal que um prédio de 54 metros de altura, com 14 andares e 3 subsolos fosse demolido a partir de seus andares superiores até o andar térreo. Mas isso não é o que está acontecendo no P&O Tower (1) localizado no número 122 da rua Leadenhall, em Londres. Projetado por Gollins Melvin Ward and Partners e terminado em 1969, o prédio já foi considerado um dos mais complexos da Inglaterra, inspirado no Seagram Building de Nova Iorque. Segundo a World Architecture News (agosto, 2007), a razão desta “inversão gravitacional” se dá pelo fato da forma com que foi construído. O diretor de projetos da proprietária do prédio, a British Land, Mattew White relata que esta construção é uma das 4 construídas da mesma forma em Londres durante a década de 60 e a primeira delas a ser demolida. Explica que os andares inferiores foram removidos primeiro para que se pudesse ver o núcleo de concreto central (Figura 1).
Isso é possível porque cada andar é seguro por uma enorme viga situada no topo do edifício e suportada por esse núcleo, em torno do qual os andares foram sendo pendurados de cima para baixo. Ela será retirada do último piso primeiro, deixando o seu núcleo livre, que então será demolido de cima para baixo (Figura 2).
Segundo o professor Dr. José Antunes de Oliveira e Souza da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP,“seria complicado fazer a demolição de cima para baixo nesse edifício, exceto quando se trata da demolição do núcleo central”.
Explica que, salvo casos muito particulares, essa estratégia de demolição não se aplicaria a edifícios construídos de forma convencional.
Uma plataforma de suporte foi construída ao redor do núcleo do prédio e está sendo suportada por uma moldura de aço, assim os andares mais altos poderão ser demolidos primeiro, pois na parte externa, em vez de pilares comprimidos tem-se na realidade tirantes, tracionados. A figuras 3 e 4 mostram como a plataforma de suporte foi adicionada à base dos superiores com a devida proteção dos andares remanescentes..
A localização do prédio sendo demolido é privilegiada pela vizinhança com importantes construções, como a sede da Swiss Re Insurance Company, com projeto de Foster & Partners (ao fundo da figura 5) e de importantes construções históricas como a catedral de Saint Paul.
A previsão é de que neste início de 2008, seja totalmente demolido dando espaço para a construção do The Leadenhall Building, também conhecido como o “ralador de queijo” (Figura 6), com previsão de término para 2011. O projeto é assinado pelo escritório londrino Rogers Stirk Harbour + Partners, de Richard Rogers, ganhador do Premio Pritzker de arquitetura de 2007, e será o edifício mais alto de Londres, com . uma torre de 225 metros de altura e 50 andares.
notas
1
Peninsular and Oriental Steam Navigation Company
agradecimentos
Eduardo Aviz e professor Dr. José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa (Unicamp).
sobre o autor
Regiane Pupo, Arquiteta, doutoranda na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, Campinas, São Paulo, e professora dos cursos de Arquitetura e Design Industrial da UNIVALI, em Santa Catarina. É bolsista da FAPESP desde 2006.
Regiane Pupo , Campinas SP Brasil