Creio que foi no primeiro dia de meu primeiro estágio, há dez anos no Portal Vitruvius, ao menos foi assim que o cérebro gravou na memória, que fui solicitada pelo editor Abilio Guerra a publicar no website um artigo intitulado “Meu São Roque” (1). A autora, Rosa Grena Kliass (ou Rosinha, como é carinhosamente conhecida por lá), contava sobre o retorno à sua cidade natal numa viagem espaço-tempo entre as décadas de 1930/40 e os anos 2000.
Muito me emocionou essa casualidade pois, além do parentesco conterrâneo – como ela, sou nascida em São Roque –, nos anos que vivi por aquelas terras fui usuária assídua do Largo dos Mendes, espaço público sanroquense para o qual elaborou intervenções recém formada pela FAU USP e também para o qual apresentou uma revisão em 1994 nunca acatada pelas sucessivas administrações da Prefeitura.
Comecei a pensar o quanto de Rosa vivi desde a infância, através da generosidade e poesia de suas paisagens e espaços, e o que poderia ter vivido se aquele eixo de água, que conecta uma fonte à um lago por meio de um canal, referência simbólica ao tempo em que as pessoas pulavam o rio para chegar na ilha da Praça da República, tivesse sido implantado.
Ontem me emocionei mais uma vez ao ver Rosa ser devidamente reconhecida e homenageada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo – IAB SP, que lhe concedeu o prêmio Rino Levi (2). Todos nós devemos ser muito gratos à ela – sua trajetória profissional e o surgimento da arquitetura da paisagem no Brasil são indissociáveis –, mas especialmente as mulheres que atuam na área, por sermos sementes levadas pelo tempo de seu pioneirismo.
Muito obrigada Rosa Kliass!
notas
1
KLIASS, Rosa Grena. Meu São Roque. Arquiteturismo, São Paulo, ano 02, n. 013.04, Vitruvius, mar. 2008 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/02.013/1404>.
2
na noite do dia 6 de dezembro de 2018, a arquiteta paisagista Rosa Kliass foi agraciada com o tradicional prêmio Rino Levi, outorgado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de São Paulo (IAB/SP), em reconhecimento pelo conjunto de sua obra.
sobre a autora
Anna Juni, nascida em 1989 em São Roque SP, é arquiteta (FAU Mackenzie, 2013) e sócia do escritório Vão Arquitetura.