Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Mensagem de final de ano do escritor Milton Hatoum.

how to quote

HATOUM, Milton. A eterna estupidez. Sobre o discurso monótono, infantil e enfadonho. Drops, São Paulo, ano 19, n. 135.09, Vitruvius, dez. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.135/7209>.


George Grosz, O Eclipse do Sol, 1926, óleo sobre tela
Imagem divulgação [The Heckscher Museum of Art]


O discurso do capitão é monótono, infantil, enfadonho. Seus fantasmas e obsessões são os mesmos: a esquerda, o PT, o marxismo. Ele deu de presente aos seus seguidores mais fanáticos essa reflexão profunda, transformadora: “Uma das metas para tirarmos o Brasil das piores posições nos rankings de educação do mundo é combater o lixo marxista que se instalou nas instituições de ensino”.

Quando ele e seu ministro da educação “desinstalarem” o tal lixo, então nosso país será desenvolvido, educado, soberano. É verdade? Ou será mais uma mentira ou ilusão?

Mas antes de “combater” o lixo, ele deveria melhorar as condições de ensino na rede pública e aumentar o salário dos professores. Estes recebem um soldo vergonhoso, menor do que recebia aquela vendedora de açaí (funcionária fantasma do gabinete do ex-deputado).

Os 90 milhões de eleitores que não votaram no novo presidente talvez discordem de afirmações tão simplórias, tão rasas e inconsequentes. Alguns (senão muitos) dos que votaram nele, devem estar arrependidos.

Numa carta à grande romancista e dramaturga George Sand, Flaubert escreveu: “Que a estupidez seja eterna, eu até entendo. Mas que os mesmos brutos persistam em tudo, isso me espanta” (carta datada de 25/07/1871).

sobre o autor

Milton Hatoum, arquiteto formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP, é escritor, autor de um Relato de um certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte e Órfãos do Eldorado e diversos outros livros, ganhadores do Jabuti e outros prêmios importantes.

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided