Fiquei em choque quando descobri, tardiamente, sobre o falecimento da professora Nelci Tinem (1). Não tive o privilégio de ser seu aluno. Entretanto, nosso breve contato foi, para mim, muito marcante. Reconhecendo sua generosidade, resolvi redigir esta nota de agradecimento.
Conheci Nelci Tinem primeiramente pelos seus trabalhos sobre historiografia da arquitetura moderna no Brasil. Seu livro O alvo do olhar estrangeiro: Brasil na historiografia da arquitetura moderna (2) foi uma referência inicial para minha dissertação de mestrado sobre Brasília. A organização de seu texto e suas ideias serviram para balizar muito do produto final realizado.
Nos conhecemos pessoalmente em 2017. Para minha surpresa, em um dos seminários Docomomo, realizado na Universidade Federal de Uberlândia, Nelci se senta na primeira fileira de minha mesa. Após a arguição, e com o auditório lotado de personalidades da área, fez muitos elogios públicos ao trabalho – que anotei e guardo com muito carinho. Terminada a sessão, reforçou seus apontamentos pessoalmente com uma intensidade apaixonante.
Como se não bastasse, indicou meu artigo para publicação na revista Docomomo Brasil (3) – mais uma prova de que suas palavras eram um reconhecimento real de meu trabalho como jovem pesquisador.
Serei sempre muito grato pela generosidade dessa professora que abraçou o trabalho de um aluno que ela não tinha proximidade. Para mim, esta é a manifestação de um tipo de professor muito singular: aquele que vê o trabalho como “coisa” coletiva, como objeto de trabalho de muitos arquitetos. Nunca pude agradecer pessoalmente seus apontamentos. Faço isso agora, tardiamente.
Nelci, obrigado e um grande abraço!
notas
1
Ver homenagem anterior publicada no portal Vitruvius: SEGAWA, Hugo. Nelci Tinem. Um carinho que se encerra. Drops, São Paulo, ano 19, n. 140.09, Vitruvius, maio 2019 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.140/7369>.
2
Ver resenha do livro: LARA, Fernando Luiz. Arquitetura brasileira sob o olhar estrangeiro. Resenhas Online, São Paulo, ano 02, n. 017.01, Vitruvius, maio 2003 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/02.017/3213>.
3
FERNANDES, Luiz Gustavo; MARTINS, Carlos. Interpretando a historiografia da arquitetura moderna brasileira: Brasília e monografias entre 1959 e 1973. Revista Docomomo Brasil, n. 2, Rio de Janeiro, dez. 2018, p. 50-58.
sobre o autor
Luiz Gustavo Sobral Fernandes é arquiteto, com graduação pelo Mackenzie e pela FFLCH USP. Faz mestrado na USP, com passagem pela Universidade do Texas em Austin e pela University College London.