Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos Martins, professor do IAU USP São Carlos, comenta novamente os desdobramentos das invasões aos palácios dos três poderes em Brasília, ocorridas em 8 de janeiro de 2023.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Não foi intentona. Ainda é o mesmo golpe. Drops, São Paulo, ano 23, n. 184.04, Vitruvius, jan. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.184/8692>.



Os dicionários definem intentona como plano insensato; ataque imprevisto; conluio ou motim. Talvez apenas o último sentido se aplique aos acontecimentos de 8 de janeiro.

Eles provocaram manchetes em todo o planeta e uma mobilização sem precedentes de parte da mídia nacional, mas parece mais sensato compreendê-los como mais um momento de um golpe em marcha desde 2013 e que, ante as evidências, ainda não foi derrotado.

É preciso evitar o ufanismo de que a intentona foi contida e derrotada, as instituições prevaleceram e que a democracia está salva.

Sejam equívocos sinceros ou quinta-colunismo na veia, o que importa é seu efeito deletério sobre a imperiosa necessidade de manter o combate, por todas as vias, incluída a mobilização popular, ao golpe ainda em andamento.

A ideia de um plano insensato urdido por hordas radicais é muito tentadora face às imagens carregadas de vandalismo e de aparente destruição pela destruição, mas não se sustenta.

A reconstrução dos fatos a partir das imagens das câmeras de segurança e dos depoimentos mostra que a sanha destrutiva dos energúmenos que espalhavam selfies auto incriminatórias.

Enquanto isso outros invasores, que evitavam as câmeras e não faziam selfies, sabiam exatamente onde e o quê estavam procurando, dos discos rígidos dos computadores do fotógrafo oficial de Lula às armas guardadas na sala do GSI.

Por fim, nada mais distante da ideia de um ataque imprevisto.

A tentativa de invasão da sede da PF no dia da diplomação de Lula e Alckmin; a resistência do Exército a permitir a desmobilização dos acampamentos; a tentativa canhestra de explodir o caminhão de combustível, para não falar da temperatura das redes sociais bolsonaristas, mostrava que havia algo no ar além de ônibus fretados.

Depoimentos do melífluo Ibaneis e do ex-comandante da PM do DF coincidem em que o Exército teria colocado tanques e tropas para impedir que os golpistas acampados em frente ao QG fossem presos.

(A propósito de Ibaneis: alguém lembra que ele foi o advogado dos 5 playboys que carbonizaram o índio Galdino?).

Fato filmado e independente de depoimentos é que as forças de elite do Exército encarregadas de proteger o Palácio do Planalto foram desmobilizadas e não compareceram para exercer seu papel.

Nas avaliações dos sommeliers de golpe, aqueles que se divertem dizendo, do conforto de suas poltronas, o que o Lula deveria fazer ou quem ele deveria demitir, há dois extremos que se tocam.

De um lado, os que o acusam de ter abandonado o recurso à GLO, previsto na Constituição e consolidado pelos antecedentes, por uma intervenção civil que ninguém sabe onde vai dar.

De outro os voluntaristas radicais ou os teóricos da insurreição molecular que acusam Lula de tibieza por não peitar todo o Comando das Forças Armadas, na cara e na coragem.

O tempo dirá. Mas tendo a concordar com a desconfiança de Dino e Lula em entregar o controle da Capital Federal a um general. Afinal, se algum manifestante fosse morto a culpa seria de Lula e não do general encarregado.

E também com sua percepção de que o desaparelhamento do Estado e das Forças Armadas não se dará por rompantes heroicos.

Especialmente quando boa parte dos outros setores membros do consórcio golpista continuam ativos no antilulismo. Com menos de 15 dias de governo e um brutal atentado pelo meio, vários órgãos de imprensa continuam “repercutindo” a avaliação negativa do mercado às propostas econômicas do governo.

Mercado e imprensa que parecem ter achado normal que os três homens mais ricos do país tenham deixado escapar um erro de 20 bilhões (alguns dizem que pode chegar a 40) no balanço de uma de suas empresas.

Mas, por falar em Forbes, o prêmio Ignóbil da semana continua com a Folha que se deu ao luxo de vazar a opinião de um ex-ministro de defesa que, em off, segredou que os generais estão descontentes com Lula! E que este teria sido muito inábil e “cortado pontes”.

Curioso descobrir que os generais são tão sensíveis e se ofendem quando o presidente da República afirma que não se sente seguro só porque a tropa que deveria protegê-lo deserta ou porque militares da ativa prometem dar-lhe um tiro.

Desaparelhar o Estado e reconduzir as Forças Armadas (e policiais) a seu papel constitucional é uma tarefa que talvez nem mesmo Lula, com seu instinto e experiência, consiga levar a cabo.

Mas só há chance se tivermos claro duas coisas.

Não foi intentona, foi mais um passo num golpe que vem sendo cuidadosamente construído e cujos mentores ainda não desistiram.

E sem uma permanente e crescente mobilização popular em defesa da democracia, todos os dias, em todos os âmbitos, nem Lula conseguirá freá-lo.

sobre o autor

Carlos Ferreira Martins é Professor Titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos.

 

comments

184.04 política
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

184

184.01 arquitetura e poder

Brasília e o século 21

Carlos A. Ferreira Martins

184.02 política

O golpe em fase de metástase

Carlos A. Ferreira Martins

184.03 Bienal de Veneza

Jaider Esbell

59ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza

Giovanna Rosso Del Brenna

184.05 arquitetura simbólica

Os edifícios de Brasília refletem o nosso projeto de país

Nadia Somekh

184.06 arquitetura e simbolismo

Os vulneráveis pensamentos anacrônicos

Sobre a proposta de reforma dos palácios dos três poderes em Brasília

Hugo Segawa

184.07 arquitetura simbólica

De quem é a culpa?

Sobre a proposta de reforma dos palácios dos três poderes em Brasília

Silvio Oksman

184.08 espaço cívico

Minha primeira posse

Luiz Eduardo Sarmento

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided