Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Silvio Oksman, arquiteto e pós doutorando na FAU USP, comenta sugestão de reforma dos palácios dos três poderes no Brasil.

how to quote

OKSMAN, Silvio. De quem é a culpa? Sobre a proposta de reforma dos palácios dos três poderes em Brasília. Drops, São Paulo, ano 23, n. 184.07, Vitruvius, jan. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.184/8695>.


Palácio do Planalto, Brasília. Arquiteto Oscar Niemeyer
Foto Victor Hugo Mori


Chegando tarde para escrever sobre o artigo “os vulneráveis edifícios envidraçados de Brasília” de Roberto Macedo no Estadão (1) não preciso discorrer sobre o que significam. Sobre seu valor como arquitetura, do discurso de pais, da ideia democrática que esta eloquentemente colocada na capital do país.

O economista diz que não entende de arquitetura – nem precisava. Mas, se não me falha a memória, Macedo tem uma filha formada na FAU USP nos anos 1990. Podia ter consultado a filha antes de publicar o que escreveu.

A proposta do economista se aproxima da ideia de um bunker. O espaço mais protegido possível, que prescinde, inclusive, de arquitetura. Desnecessário listar aqueles que escolheram bunkers como lugar de refúgio.

Também não entrarei na discussão dos quatro pontos levantados pelo autor, prefiro os três vitruvianos: venustas, firmitas e utilitas.

O que me parece a questão central do artigo não é a proposta de emparedar os edifícios de Brasília. A isso é fácil responder e fazer um “cancelamento” do autor. Ainda podemos criticar o Estadão pela publicação – mas não é o caso de se surpreender com esse tipo de artigo.

Para o autor a culpa dos atos de vandalismo no dia 8 não é do ex-presidente que fugiu para os Estados Unidos dois dias antes do fim do seu mandato. A culpa não é das tentativas de destruição das instituições. A culpa não é dos apoiadores de discursos golpistas. A culpa não é de uma horda que decidiu quebrar tudo. A culpa não é dos financiadores dos acampamentos na frente dos quarteis. A culpa não é do ministro da fazenda e suas propostas que levaram o Brasil ao mapa da fome. A culpa não é do exército apoiando um projeto de demolição da democracia. A culpa não é das politicas de descontrole ambiental. A culpa não é das políticas de armamento da população. A culpa não é do descaso com a Covid-19. A culpa não é do negacionismo das questões climáticas. A culpa não é de um governo que prefere se alinhar com Hungria e Rússia, e fecha os olhos para os países democráticos do mundo.

A culpa é do Oscar.

nota

1
MACEDO, Roberto. Os vulneráveis edifícios envidraçados de Brasília. Estadão, São Paulo, 19 jan. 2023 <https://bit.ly/3D3HlN1>.

sobre o autor

Silvio Oksman é sócio do escritório Metrópole Arquitetos e pós doutorando na FAU USP.

 

comments

184.07 arquitetura simbólica
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

184

184.01 arquitetura e poder

Brasília e o século 21

Carlos A. Ferreira Martins

184.02 política

O golpe em fase de metástase

Carlos A. Ferreira Martins

184.03 Bienal de Veneza

Jaider Esbell

59ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza

Giovanna Rosso Del Brenna

184.04 política

Não foi intentona

Ainda é o mesmo golpe

Carlos A. Ferreira Martins

184.05 arquitetura simbólica

Os edifícios de Brasília refletem o nosso projeto de país

Nadia Somekh

184.06 arquitetura e simbolismo

Os vulneráveis pensamentos anacrônicos

Sobre a proposta de reforma dos palácios dos três poderes em Brasília

Hugo Segawa

184.08 espaço cívico

Minha primeira posse

Luiz Eduardo Sarmento

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided