Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Hugo Segawa, professor da FAU USP, comenta sugestão de reforma dos palácios dos três poderes no Brasil.

how to quote

SEGAWA, Hugo. Os vulneráveis pensamentos anacrônicos. Sobre a proposta de reforma dos palácios dos três poderes em Brasília. Drops, São Paulo, ano 23, n. 184.06, Vitruvius, jan. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.184/8694>.



Li, estarrecido, as sugestões do economista Roberto Macedo sobre a “vulnerabilidade dos edifícios envidraçados de Brasília”, em artigo publicado no Estadão (1).

Interessante examinar as referências de “segurança” do articulista em dois exemplos: o Palácio de Buckingham e a Casa Branca. O primeiro, construído no início do século 18, é a residência oficial da realeza britânica. A crônica do Palácio registra que em 1982 a Rainha Elizabeth II, em seu quarto, despertou tendo a sua frente um pintor desempregado, que entrou pulando o muro. 

A Casa Branca foi construída no final do século 18 para sede do governo, e é precisamente contemporânea ao Capitólio de Washington. Será que “as paredes grossas e grandes e fortes portões” deste edifício, sugeridos pelo economista como solução de invulnerabilidade, impediram o triste episódio de 6 de janeiro de 2021?

Como é possível derrubar inexpugnáveis fortalezas? A mitologia nos ensina: não foram as poderosas muralhas de Troia que evitaram os gregos vencerem. Não parece ser questão de “paredes de alvenaria e as portas de ferro ou madeira grossa”. Trata-se de um pensamento mais elaborado.

O economista “viu pelo jornal” e conseguiu, quase como um arquiteto, imaginar as medidas de estruturas com vidro que, “se quebrado, permitem o ingresso de pessoas”. Também eu vi pelo jornal que os vândalos não precisaram quebrar essas estruturas: alguém facilitou, ou deixou entrá-los. Deu para reparar que os estilhaços estão bastante espalhados pelo lado externo do prédio. Isto é, vidros foram vandalizados de dentro para fora.

Felizmente o articulista é precavido ao opinar sobre os prédios e procura referências: “mas como avaliá-los não sendo eu um arquiteto? Orientei-me pela citação que encontrei de um arquiteto, Buckminster Fuller, americano, tido como de renome mundial”. Cautela desnecessária: Fuller não é “tido”, mas “é” um inventor extraordinário. E a partir das palavras de Fuller, questiona: 1) o desenho está de acordo com o objetivo do prédio? 2) É funcional? Lendo as propostas arquitetônicas de Macedo, elas me soaram mais convenientes para bunkers. Hoje, nem uma agência bancária ostenta a aparência de bunker. E muitas são cercadas de vidro. O aparato e a aparência de bunker não cabem para o que os três edifícios atacados devem simbolizar: a democracia.

Como arquitetos, podemos divergir sobre soluções arquitetônicas, como economistas divergem sobre temas de sua seara. Mas, definitivamente, arquitetura de bunkers não está de acordo com o objetivo e nem é funcional para compor a paisagem de uma cidade, sobretudo a capital do país. Isto sim, é “claramente errado”, usando as palavras do articulista. Chamamos essa síndrome defensiva de “arquitetura do medo”.  Não é o medo que justificou o reconhecimento de Brasília e seus principais edifícios como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Eu também creio nos quatro pontos (ao lado de tantos outros que lidamos como arquitetos) que Buckminster teria dito a um jovem arquiteto. Mas eu tenho quase a certeza que Fuller diria outra coisa para um economista sênior.

nota

1
MACEDO, Roberto. Os vulneráveis edifícios envidraçados de Brasília. Estadão, São Paulo, 19 jan. 2023 <https://bit.ly/3D3HlN1>.

sobre o autor

Hugo Segawa é arquiteto, professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

 

comments

184.06 arquitetura e simbolismo
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

184

184.01 arquitetura e poder

Brasília e o século 21

Carlos A. Ferreira Martins

184.02 política

O golpe em fase de metástase

Carlos A. Ferreira Martins

184.03 Bienal de Veneza

Jaider Esbell

59ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza

Giovanna Rosso Del Brenna

184.04 política

Não foi intentona

Ainda é o mesmo golpe

Carlos A. Ferreira Martins

184.05 arquitetura simbólica

Os edifícios de Brasília refletem o nosso projeto de país

Nadia Somekh

184.07 arquitetura simbólica

De quem é a culpa?

Sobre a proposta de reforma dos palácios dos três poderes em Brasília

Silvio Oksman

184.08 espaço cívico

Minha primeira posse

Luiz Eduardo Sarmento

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided