Guimar Morelo (1933-2001) começou a trabalhar no Museu de Arte Moderna de São Paulo aos dezesseis anos, em 1949. Dois anos depois, testemunhou a montagem da primeira Bienal, realizada no mesmo sítio em que posteriormente seria construído o Masp. Em 24 de janeiro de 1996, o então chefe de montagem da Fundação Bienal de São Paulo concedeu-nos este depoimento, realizado no âmbito de um estudo sobre o Pavilhão do Trianon, especialmente concebido para abrigar a I Bienal do MAM/SP.
A pesquisa, elaborada na modalidade de Aperfeiçoamento da Atividade Científica, contou com apoio do CNPq entre agosto de 1995 e julho de 1996. Sua realização deve ser vista no âmbito das discussões promovidas pelo Grupo Museu Patrimônio (GMP FAU USP), coordenado pela professora Maria Cecília França Lourenço, composto naquela altura por Anna Maria Rahme, Heloísa Dallari, Maria Cristina André Campos, Márcia Sandoval Gregori e Mauro Claro.
O depoimento aqui transcrito, com o mínimo possível de alterações, atesta as preocupações de um pesquisador recém graduado em busca de uma melhor compreensão sobre o processo de construção do Pavilhão do Trianon e, de certo modo, sobre as primeiras edições das Exposições Internacionais de Arquitetura. Este último objeto, inclusive, foi desdobrado em dissertação (1) e tese (2) defendidas em 2002 e 2007, novamente sob orientação da professora Maria Cecília França Lourenço, na FAU USP.
Transcorridos 25 anos da elaboração desta entrevista e setenta anos da realização da I Bienal de São Paulo, não seria impertinente afirmar que o testemunho de Guimar Morelo constitui testemunho relevante a um amplo leque de pesquisadores. Aproveito, por fim, para agradecer a Abilio Guerra e a Fausto Sombra, autor de artigo sobre o pavilhão da I Bienal do MAM SP publicado na revista Arquitextos, do portal Vitruvius (3), pelas sugestões e pela oportunidade de divulgação.
notas
1
HERBST, Helio. Promessas e conquistas: arquitetura e modernidade nas bienais 1951-1959. Orientadora Maria Cecília França Lourenço. Dissertação de mestrado. São Paulo, FAU USP, 2002.
2
HERBST, Helio. Pelos salões das bienais, a arquitetura ausente dos manuais: expressões da arquitetura moderna brasileira expostas nas bienais paulistanas 1951-1959. Orientadora Maria Cecília França Lourenço. Tese de doutorado. São Paulo, FAU USP, 2007. Publicação em livro: HERBST, Helio. Pelos salões das Bienais – a arquitetura ausente dos manuais. São Paulo, Annablume, 2011.
3
SOMBRA, Fausto. O pavilhão da I Bienal do MAM SP. Fatos, relatos, historiografia e correlações com o Masp e o antigo Belvedere Trianon. Arquitextos, São Paulo, ano 17, n. 195.08, Vitruvius, ago. 2016 <https://bit.ly/3cIpPR1>.