Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architexts ISSN 1809-6298


abstracts

português
Esse artigo versa sobre os elementos de controle solar de origem árabe que foram adotados pela arquitetura brasileira, além de resgatar e valorizar as soluções passivas promotoras de conforto térmico e lumínico nas edificações.

english
This paper approaches the elements of solar control of Arab origin, adopted by Brazilian architecture, in addition to retrieving and emphasizing architectural passive solutions that promote thermal and lighting comfort improvement in buildings.

español
Este artículo trata sobre los elementos de control solar de la arquitectura árabe que fueron adoptados por la arquitectura brasileña, además de rescatar y valorar soluciones pasivas que promuevan el confort térmico y lumínico en los edificios.


how to quote

VETTORAZZI, Egon; SACHT, Helenice Maria; PUNHAGUI, Katia R. G.; TEIXEIRA, Patricia S.. Contribuições da arquitetura árabe para os elementos de controle solar da arquitetura brasileira. Arquitextos, São Paulo, ano 23, n. 271.00, Vitruvius, dez. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/23.271/8681>.

Contextualização

Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e a colonização teve seu início trinta anos depois. Vindos de diferentes regiões e com conhecimentos variados a respeito de construção, não tinham orientações sobre as condições ideais para a edificação. A Colônia apresentava condições climáticas e naturais diferentes daquelas encontradas em Portugal, o território era imenso e não eram conhecidos todos os recursos naturais (1). Durante o século 16, os colonizadores portugueses se apoiaram na experiência indígena para a solução dos problemas arquitetônicos (2).

O clima foi um dos fatores físicos que mais interferiu na arquitetura brasileira durante a colonização (3). Com temperaturas elevadas durante o verão, o primeiro problema a ser solucionado era combater o calor e o excesso de luminosidade, proveniente de uma insolação intensa (4).

Elementos da arquitetura árabe surgiram de modo espontâneo em solo brasileiro, pois estavam integrados à arquitetura popular portuguesa devido ao período de dominação árabe da Península Ibérica entre os séculos 7 e 15. Rótulas, muxarabis e gelosias eram adotados com frequência nas aberturas. Durante os séculos 17 e 18 podiam ser vislumbrados na produção arquitetônica nacional, sendo suas origens provavelmente na Bahia e em Pernambuco (5).

Os elementos de composição árabes eram profundamente conectados com temas populares, sendo considerados como arquitetura leiga, não erudita, que o povo utilizava para suas necessidades, fora da influência da arquitetura oficial portuguesa. Naquele momento, a arquitetura popular era mais numerosa que a oficial, constituindo um verdadeiro estilo brasileiro, fazendo com que os elementos arquitetônicos árabes se difundissem em uma variedade considerável de soluções, devido a sua adaptação ao nosso clima (6).

Porém, em 1809, por decreto real, houve a proibição do uso de elementos orientais (7), sobretudo numa tentativa de aproximação com a cultura europeia da época, com arquitetura neoclássica e com a sociedade industrializada. Não obstante, no início do século 20, houve uma revalorização da arquitetura nacional e a busca pela consolidação de uma identidade. A arquitetura brasileira aceita o movimento estético contemporâneo e ganha notoriedade internacional pela exemplar adequação ao clima e culturas locais. Inventa o cobogó e se apropria do uso do brise-soleil, elementos arquitetônicos fortemente influenciados pela arquitetura árabe.

A evolução dos elementos de controle solar no Brasil, e sua marca na identidade da arquitetura nacional, indicam a importância do conhecimento das experiências vernáculas e dos efeitos decorrentes de sua aplicação. A pertinência da apropriação do uso de elementos de controle solar pela arquitetura brasileira, elementos que colaboram com a proteção da radiação solar excessiva ao mesmo tempo que permitem a ventilação natural é evidenciado, de certo modo, pela norma NBR 15220: desempenho térmico de edificações, parte três (8). Na norma é indicado como estratégia de adaptação climática, para todas as zonas bioclimáticas brasileiras, o sombreamento das aberturas e alguma forma de ventilação natural.

Objetivo

O objetivo do estudo é apresentar uma revisão da literatura sobre a influência dos elementos de controle solar de origem árabe na arquitetura brasileira ao longo da história. O propósito específico é resgatar e valorizar as soluções passivas promotoras de conforto térmico e lumínico na arquitetura.

Método

O presente estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica exploratória, com finalidade de investigar acontecimentos do passado que tiveram influência da arquitetura árabe para definição dos elementos de controle solar utilizados no Brasil até os dias atuais. Além disso, também foi realizada pesquisa de campo por meio do levantamento fotográfico de tipologias arquitetônicas representativas do uso dos elementos de controle solar, localizadas em cidades históricas brasileiras, tais como Olinda; Diamantina, Mariana e Rio de Janeiro. Por último, como forma de sintetizar importantes características de elementos de controle solar, foram realizadas representações gráficas explicativas de tais elementos, através de desenhos digitais.

A colonização portuguesa e a influência dos elementos de controle solar da arquitetura árabe

A intensa radiação solar existente no Brasil, devido a sua localização geográfica, fez com que os colonizadores portugueses adotassem de forma ampla, especialmente a partir do início do século 17 até início do século 19, os elementos de controle solar de origem árabe. Os principais elementos utilizados foram as rótulas, gelosias, muxarabis e urupemas. Esses elementos possuíam características semelhantes, compostos treliçados de madeiras ou, trançados de palhas no caso das urupemas, com a função principal de filtrar os raios solares, a iluminação, permitir a ventilação, proteger da chuva, garantir privacidade e segurança dos moradores da edificação.

Adicionalmente, atuam como filtros entre duas escalas distintas, macroescala da cidade e a microescala da edificação, entre público e privado, entre o perigo exterior e a segurança interior. Podem ser instalados depois da edificação concluída, a maioria das vezes com detalhes e desenhos geométricos que valorizam a composição arquitetônica das edificações. Para melhor compreensão, os próximos itens apresentam uma descrição detalhada desses elementos.

Rótulas

As residências urbanas do século 17 até início do século 19 utilizavam com frequência rótulas e gelosias em suas janelas. O termo “rótula” possui diferentes designações, causando divergência entre arquitetos e historiadores, porém, em todas elas é formada por um treliçado de madeira, compondo um desenho xadrez não ortogonal. Uma das principais características era a presença de articulações para abertura e fechamento, algumas de eixo vertical, outras, horizontal. O nome “rótula” pode ter surgido pela semelhança da articulação do dispositivo com a articulação do joelho humano (9).

As rótulas eram posicionadas externamente ao vão, colocadas sobre as janelas já existentes que mantinham internamente sua forma original, com duas folhas de madeira que abriam para o interior do cômodo (10). Era um elemento complementar à janela e, deste modo, podia ser incorporada à edificação após a sua construção. Geralmente, a janela em rótula era dividida horizontalmente entre duas ou mais partes com funções semelhantes, porém, com estética diferenciada.

Exemplos de rótulas
Elaboração Egon Vettorazzi, 2022

A parte móvel, composta pelo ripado de madeira, ficava ao nível dos ocupantes e garantia a privacidade, já que permitia a ventilação e iluminação natural, ao mesmo tempo que possibilitava que as pessoas no interior da edificação pudessem contemplar a vista para o exterior sem serem percebidas. A parte superior muitas vezes era fixa, geralmente balaustrada ou com desenhos geométricos que remetiam à cultura árabe. A parte fixa, por ficar longe dos olhares externos, garantia a privacidade com uma maior área de abertura para ventilação e iluminação natural. Além da funcionalidade, as diferentes composições de áreas e geometrias dos vãos, enriqueciam a arquitetura da edificação.

Gelosias

Os termos “rótula” e “gelosia” apresentam divergências quanto ao significado entre arquitetos e historiadores. As gelosias eram como uma espécie de caixote, sobreposto às portas-janelas, acima do pavimento térreo, formando estruturas que aproveitam os balcões das janelas para sustentação (11).

Exemplos de gelosias
Elaboração Egon Vettorazzi, 2022

Era constituída por treliçado de madeira, semelhante às rótulas. A metade superior do caixote era composta por folhas de abrir. Assim como a rótula, a gelosia era utilizada na frente de uma única abertura, porém, no lugar de janelas era sobreposta a porta-janelas, compreendendo maior área para ventilação e iluminação.

Gelosias nas fachadas em Diamantina MG
Foto Egon Vettorazzi, 2021

Muxarabi

Um elemento arquitetônico interessante com forma e função semelhante às rótulas e gelosias era o muxarabi. Este era um balcão bem saliente apoiado, quase sempre, em cachorros de pedra, abrangendo mais de uma janela ou a fachada inteira, em cuja parte superior o telhado era apoiado (12). Possuía um forte balanço das prumadas dos sobrados, que apesar de suas qualidades, muitas vezes sombreavam as lojas e atrapalhavam o tráfego (13). Era o local o mais fresco da casa, proporcionando proteção, segurança, bem-estar, tranquilidade dos moradores (14), além da possibilidade de olhar para o exterior sem ser observado (15).

Exemplos de muxarabi
Elaboração Egon Vettorazzi, 2022

Casa Chica da Silva, muxarabi, Diamantina MG
Foto Egon Vettorazzi, 2022

O muxarabi trazia a ideia de adaptação ao meio ambiente (16). Foi utilizado, principalmente, em ruas menos espaçosas e nas casas desprovidas de pátios e jardins, pois, através das suas treliças, a ventilação da rua penetrava no interior do ambiente, promovendo a melhora do conforto térmico e visual. Constituem um dos mais marcantes testemunhos da influência árabe na arquitetura portuguesa, transplantada para o Brasil colonial (17). O muxarabi esteve presente em várias regiões do país: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, além de Pernambuco e Bahia. No Nordeste brasileiro, como nas cidades de Recife, Olinda e Salvador, eram utilizados em abundância até o final do século 18, quando os administradores locais pediram a sua retirada (18).

Também cabe destacar que, com o passar dos anos, o termo “muxarabi” começou a ser empregado genericamente para descrever treliças ou telas de madeira dispostas em intervalos regulares que encobre as aberturas, sendo muitas vezes utilizado esse termo para descrever, por exemplo, as rótulas e gelosias.

Urupemas

Era uma versão simplificada das gelosias e das rótulas, encontradas em habitações rurais menos sofisticadas (19). De forma geral, as urupemas são constituídas de uma folha tipo guilhotina, de trançados de palha, posicionada em uma das metades do vão, deixando a outra metade livre, bem como um escuro que abre para o interior do ambiente.

Os proprietários das casas mais pobres não tinham condições de construir rótulas, gelosias ou muxarabis com sarrafos de madeira, portanto, utilizaram a tecnologia indígena, revestiam-nas com fibras vegetais de taquara, uru ou outro material disponível e financeiramente acessível (20). Era comum seu emprego na região norte do país e em antigas construções do Nordeste onde ainda hoje utilizada em casas humildes do interior (21). Por se tratar de elementos frágeis não se tem registros preservados. O nome “urupema” é proveniente do termo indígena uru — treliçado de palha. Algumas vezes também eram chamadas de “peneiras” (22).

Janela com urupema, na fachada e em detalhe
Elaboração Egon Vettorazzi, 2022

Século 19: proibição de elementos árabes na arquitetura brasileira

Em 1809, um ano após a família real portuguesa aportar no Brasil, D. João VI determina a retirada dos muxarabis das fachadas das casas e sobrados coloniais, por achar uma afronta ao reino de português (23). Os contrários a retirada eram taxados como retrógrados, antiprogressistas e não civilizados (24). Havia também o medo de que se pudesse fazer uso de armas de fogo, através dos pequenos vãos das treliças de madeira (25).

A Inglaterra tinha um interesse especial nesse procedimento, visto que era o país apto a fornecer, com exclusividade, os vidros planos para as janelas (26). O Brasil tinha um vasto mercado, o que justificava a perseguição estético-policial-higiênica para substituir o xadrez de madeira pelo vidro de janelas "modernas" industrializadas pelos ingleses (27).

A arquitetura passou então a incorporar elementos industrializados, como gradis de ferro fundido, vidros planos (28), tijolo cozido, entre outros, fazendo com que, principalmente elementos de origem popular e de caráter não oficial, como os muxarabis, rótulas, gelosias e urupemas fossem sistematicamente extinguidos. Buscava-se com isso, uma aproximação da arquitetura europeia, a valorização da estética neoclássica e da cultura da sociedade industrial e, ao mesmo tempo, um distanciamento do emprego de elementos de origem popular, não oficial e de origem árabe.

Dessa forma, as tradicionais treliças de madeiras, protetora dos interiores, foram substituídas, por caixilharias de vidro miúdo, comprometendo a intimidade dos lares, prejudicando a ventilação cruzada e inundando de luz, nem sempre desejável (29). A adoção das janelas guilhotina marca historicamente o definitivo declínio da influência árabe, nas primeiras décadas do século 19 (30).

Século 20: contribuições da arquitetura árabe para a arquitetura moderna brasileira

No início do século 20, a arquitetura moderna brasileira procurava elementos que integrassem a era da industrialização a uma linguagem estética atual, vinculada ao clima dos trópicos e que criasse uma identidade própria da arquitetura brasileira. Os vãos cada vez maiores e o uso abundante do vidro eram problemas que precisavam ser solucionados na arquitetura tropical. Os arquitetos vanguardistas brasileiros buscaram a solução desses problemas retomando seu olhar para a arquitetura do período colonial, especialmente aos elementos de controle solar de influência árabe como as rótulas, muxarabis e gelosias. A partir desse momento, os elementos de controle solar de influência da arquitetura árabe, oficialmente proibidos no século 19, foram novamente assimilados e assumidos como parte da nossa identidade arquitetônica e cultural.

Dessa forma, as grelhas de madeira utilizados na época da colonização voltaram a ser utilizados para adaptar a linguagem moderna da arquitetura ao clima tropical. Algumas aplicações podem ser encontradas na arquitetura de Lucio Costa (Residência Saavedra, Rio de Janeiro, 1942 e Casa Hungria Machado, Rio de Janeiro, 1942) dos Irmãos Roberto (Colônia de Férias do IRB, Rio de Janeiro, 1943), Luiz Fernando Corona, Carlos Fayet (Residência Cândido Norberto, Porto Alegre, 1952), entre outros.

A industrialização, a produção em série, a busca por uma nova linguagem na arquitetura, a necessidade de proteção solar e o advento de materiais industrializados como o concreto armado, motivaram a criação de elementos arquitetônicos com nítida influência da arquitetura árabe, como o cobogó. Trata-se de um elemento vazado composto por peças modulares, desenvolvido inicialmente em concreto e posteriormente em cerâmica e outros materiais construtivos, que quando assentadas formam um painel com função semelhante às treliças de madeira árabe.

O cobogó foi patenteado em 1929 (31), anterior à sistematização dos brise-soleils por Le Corbusier em 1933 (32). O ano da patente pode ser considerado como o da retomada da influência da arquitetura árabe na definição dos elementos de controle solar da arquitetura brasileira. Em 1935, o cobogó foi utilizado pela primeira vez pelo arquiteto Luis Nunes, na Caixa d´Água de Olinda.

Caixa d´Água de Olinda, 1935
Foto Egon Vettorazzi, 2020

Interior da Caixa d´Água de Olinda
Foto Egon Vettorazzi, 2020

Le Corbusier enaltecia a abertura dos edifícios para o exterior, proporcionando a entrada do ar, da luz e da natureza (33). Porém, a ampla utilização da pele de vidro nas fachadas das edificações na arquitetura moderna alterou a relação entre o ambiente interno e o clima, enfatizando o problema do superaquecimento proporcionado por esse material construtivo. Dessa forma, em 1933, um pouco depois da patente do cobogó, o brise-soleil é sistematizado por Le Corbusier. O elemento foi criado a partir da necessidade de adaptar a arquitetura de linguagem moderna aos climas quentes, de forma a proteger os edifícios com grandes aberturas envidraçadas da radiação solar direta das estações quentes.

Embora Le Corbusier tenha sistematizado os brise-soleils, os responsáveis pela aplicação prática e pela definição final foram os arquitetos brasileiros (34). As soluções de brise-soleil no Brasil de tão engenhosas e variáveis extrapolaram a finalidade puramente prática, transformando-se em meio de expressão plástica que marcou a arquitetura brasileira do período (35).

O edifício da ABI (1936–1938), projetado pelos Irmãos Robertos, é o primeiro edifício do mundo a ter construído um brise-soleil moderno (36) e a Obra do Berço (1937–1939), de Niemeyer, foi o primeiro com a integração do brise-soleil móvel na arquitetura. Já o Edifício do Ministério da Educação e Saúde (1937–1945), projetado pelo grupo de arquitetos Niemeyer, Affonso Reidy, Jorge Moreira, Carlos Leão e Ernani Vasconcelos, com consultoria de Le Corbusier e liderados por Lucio Costa, foi a primeira aplicação monumental do brise-soleil na arquitetura (37). Todos esses edifícios vanguardistas foram projetados e construídos no Rio de Janeiro, praticamente na mesma época.

O Edifício da ABI (1936–1938)
Foto Egon Vettorazzi, 2021

Obra do Berço (1937–1939)
Foto Egon Vettorazzi, 2021

Ministério da Educação e Saúde (1937–1945)
Foto Egon Vettorazzi, 2021

As experiências com uso de elemento de controle solar continuaram de forma intensa até final da década de 1950. Nesse período, são inúmeros exemplares arquitetônicos notáveis que contavam com alguma forma de controle solar, como os apresentados a seguir. O escritório Irmãos Robertos projetou Edifício da ABI (1936–1938), Aeroporto Internacional Santos Dumont (1937–1944), Prédio da IRB (1941–1944); Edifício Seguradoras (1943) e Edifício Marquês de Herval (1953–1955), todos no Rio de Janeiro. Já Niemeyer projetou a Obra do Berço (1939) no Rio de Janeiro, Grande Hotel em Ouro Preto (1940); o Edifício Copan (1951–1952) em São Paulo, o Complexo da Pampulha (1942–1943) e Prédio de Apartamentos (1954–1960) em Belo Horizonte. Lucio Costa projetou a Casa do Barão de Saavedra (1942–1943) em Petrópolis RJ; Hotel Parque São Clemente (1944), Nova Friburgo RJ e Edifícios do Parque Guinle (1948–1954) no Rio de Janeiro. Affonso Reidy projetou o Complexo do Pedregulho (1950–1965) e Museu de Arte Moderna (1954–1967), ambos no Rio de Janeiro. Rino Levi, Vilanova Artigas e Oswaldo Bratke também tiveram uma produção arquitetônica relevante no cenário nacional, quanto ao uso de elementos de proteção solar.

Grande Hotel em Ouro Preto (1940)
Foto Egon Vettorazzi, 2021

Edifício Nova Cintra, Parque Guinle (1948)
Foto Egon Vettorazzi, 2021

Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes — Pedregulho (1950–1965)
Foto Egon Vettorazzi, 2021

Até 1960, diversas obras de arquitetos brasileiros desvendaram o uso do brise-soleil e dos cobogós de maneira eficaz e criativa.

“Nessa fase, a busca da transparência, empreendida por uma geração de arquitetos conhecedora de sua realidade cultural, econômica e física, num contexto histórico de afirmação da identidade nacional, produz obras de caráter nitidamente brasileiro. Ao invés de expor o interior do edifício à incansável insolação tropical, o muro externo não se abstém da tarefa de intermediação entre dois ambientes em conflito. Utilizar o pano de vidro, sim, mas, protegê-lo da inclemência do clima com os recursos disponíveis, utilizando a própria arquitetura como solução. Ao invés do condicionamento mecânico, a climatização interna adequada é atingida através de soluções de projeto, como são os protetores de fachada” (38).

A arquitetura moderna brasileira deu grande ênfase à importância das proteções solares e da ventilação natural na busca pelo conforto ambiental com uso de elementos como brises e cobogós. Porém, o forte valor estético dado a esses elementos, em alguns casos, levou a repetição sem critério em diferentes orientações da edificação e ao consequente comprometimento de vistas para o exterior e da boa iluminação natural (39).

Síntese final

O início da influência dos elementos árabes se deu do século 17 até início do século 19, quando foram proibidos. Com a crescente industrialização, esses elementos foram substituídos por janelas com vidros, janelas do tipo guilhotina e a veneziana. Porém, nenhum conseguiu o conjunto de benefícios anteriormente alcançados, principalmente quanto a integração da ventilação, visualização para o exterior e privacidade. Posteriormente, no início do século 20, com a industrialização influenciando toda sociedade e também a arquitetura, novos elementos como o cobogó e o brise-soleil foram desenvolvidos para adequar a arquitetura moderna ao clima tropical.

Síntese histórica da influência da arquitetura árabe na definição de elementos de controle solar no Brasil
Elaboração Egon Vettorazzi, 2020

Linha do tempo: influência dos elementos de controle solar da arquitetura árabe na arquitetura brasileira
Elaboração Egon Vettorazzi, 2022

Síntese das principais características dos elementos de controle solar de influência árabe
Elaboração Egon Vettorazzi, 2022

Considerações finais

Desde a chegada dos europeus, a arquitetura árabe influenciou a arquitetura brasileira trazendo soluções para amenizar o rigor da radiação solar do nosso clima. O repertório construtivo popular dos colonizadores portugueses soube empregar com sabedoria os elementos de controle solar de origem árabe, trazendo à arquitetura brasileira uma gama de soluções que, além de auxiliar no conforto ambiental, enriqueceram as possibilidades de composições arquitetônicas através do uso de tramas de madeiras complexas e um jogo de cheios e vazios pormenorizados.

Apesar da abolição do uso dos elementos de origem árabe no início do século 19, esses foram revalorizados por uma nova geração de arquitetos nas primeiras décadas do século 20, que assumiram esses elementos como intimamente conectados à tradição arquitetônica, identidade e clima brasileiro. As mudanças culturais, sociais, tecnológicas e construtivas ocorridas nesse período possibilitaram a conformação de um cenário, onde os elementos de proteção de origem árabe puderam ser reinterpretados. O uso da racionalidade construtiva, modulação e da produção em série resultaram no surgimento de novos elementos, como o cobogó e o brise-soleil. A criatividade no uso de ambos foi um dos grandes responsáveis pela notoriedade que a arquitetura moderna brasileira alcançou no mundo; sendo respeitada como uma arquitetura de expressão própria pertinente ao clima e cultura de cada local.

Infelizmente, a arquitetura atual, em grande parte, apoiada nas tecnologias ativas de condicionamento de ar e iluminação artificiais, demonstra a despreocupação de alguns arquitetos em projetar contextualizado com o clima, com as técnicas e materiais construtivos do local, gerando edificações que excedem a demanda de energia necessária e causando impactos ambientais decorrentes na fase de uso.

Pesquisas que resgatam a história da adaptação de elementos construtivos passivos têm função de inspirar as novas gerações de arquitetos, quanto as possibilidades de se produzir obras que se integram aos condicionantes climáticos locais, com repertório rico e variado, fora do padrão formal importado de prismas envidraçados, despersonalizados e indiferentes às questões ambientais; tanto interiores quanto exteriores ao edifício.

notas

1
LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. Transformações do espaço habitacional ocorridas na arquitetura brasileira do século 19. Anais do Museu Paulista, São Paulo, Universidade de São Paulo, 1993, p. 96 <https://bit.ly/3BS1Dsm>.

2
MARIANNO, José Filho. Influencias muçulmanas na architectura tradicional brasileira. Rio de Janeiro, A noite, 1943, p. 10–11.

3
GOODWIN, Philip Lippincott. Brazil Builds: Architecture new and old 1652–1942. New York, The Museum of Modern Art, 1943, p. 18.

4
BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo, Perspectiva, 2012, p. 12.

5
MARIANNO, José Filho. Op. cit., p. 9–42.

6
Idem, ibidem, p. 9–15.

7
Idem, ibidem, p. 17.

8
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3. Desempenho térmico de edificações. Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, ABNT, 2005, p. 3–10.

9
MARIANNO, José Filho. Op. cit., p. 24.

10
MIOTTO, José Luiz. Evolução das esquadrias de madeira no Brasil. Unopar Científica Ciências Exatas e Tecnológicas, vol. 1, n. 1, Londrina, 2002, p. 60.

11
Idem, ibidem, p. 58–59.

12
PINTO, Estevão. Muxarabis & balcões e outros ensaios. São Paulo, Nacional CE, 1958, p. 14.

13
MARIANNO, José Filho. Op. cit., p. 13.

14
PINTO, Estevão. Op. cit., p. 21–22.

15
CORONA, Eduardo; LEMOS, Carlos A. C. Dicionário da arquitetura brasileira. 2ª edição. São Paulo, Romano Guerra, 2017, p. 330.

16
MARIANNO, José Filho. Op. cit., p. 17.

17
CORONA, Eduardo; LEMOS, Carlos A. C. Op. cit., p. 330.

18
BRUNO, Ernani Silva. Equipamentos, usos e costumes da casa brasileira: alimentação. São

19
MIOTTO, José Luiz. Op. cit., p. 59.

20
MARIANNO, José Filho. Op. cit., p. 23–24.

21
LIMA, Cecília Modesto; ALBERNAZ, Maria Paula. Dicionário ilustrado de arquitetura. II J a Z. ProEditores, vol. 2 J a Z, 1998, p. 645.

22
MARIANNO, José Filho. Op. cit., p. 28; PINTO, Estevão. Op. cit., p. 13.

23
MATOS, Bruna Farhat de Castro; BARBOSA, Maria Teresa Gomes; CASTAÑON, José Alberto Barroso. A relação entre as técnicas, materiais e conforto ambiental na concepção da arquitetura Luso-Brasileira. Anais do Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis, Minho, Universidade do Minho, 2014, p. 124; MARIANNO, José Filho. Op. cit., p. 17.

24
MARIANNO, José Filho. Op. cit., p. 17; 20; 33.

25
PINTO, Estevão. Op. cit., p. 18.

26
MIOTTO, José Luiz. Op. cit., p. 60.

27
PINTO, Estevão. Op. cit., p. 5.

28
CORONA, Eduardo; LEMOS, Carlos A. C. Op. cit., p. 332.

29
MENDES, Chico; VERÍSSIMO, Chico; BITTAR, William. Arquitetura no Brasil — de Cabral a Dom João VI. Rio de Janeiro, Imperial Novo Milênio, 2011, p. 68.

30
MARIANNO, José Filho. Op. cit., p. 32.

31
VIEIRA, Antenor; BORBA, Cristiano; RODRIGUES, Josivan. Cobogó de Pernambuco. Recife, 2012, p. 5.

32
VETTORAZZI, Egon. Contribuições das estratégias do conceito Passive House para edificações energeticamente mais eficientes na Região Sul-Brasileira. Tese de doutorado. Porto Alegre, Propar UFRGS, 2019, p. 108 <https://bit.ly/3Wxnld9>.

33
BRUAND, Yves. Op. cit., p. 12.

34
GOODWIN, Philip Lippincott. Op. cit. p. 85.

35
BRUAND, Yves. Op. cit., p. 12.

36
PEIXOTO, Marta S. Sistemas de proteção de fachadas na escola carioca: de 1935 a 1955. Arqtexto, n. 2, Porto Alegre, UFRGS, 2002, p. 128 <https://bit.ly/3G7we7U>.

37
FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo, Martins Fontes, 2015, p. 310.

38
PEIXOTO, Marta S. Op. cit., p. 125.

39
BEAURECUEIL, Anne. Save de; LEE, Franklin. Arquitetura generativa high-low: princípios e aplicações. In GONÇALVES, Joana Carla Soares; BODE, Klaus (org.). Edifício ambiental. São Paulo, Oficina de Textos, 2015. p. 316.

sobre os autores

Egon Vettorazzi é arquiteto e urbanista pela Unisc (2007), mestre pela UFSM (2011) e doutor pela UFRGS (2019). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unila. Publicou “Otimização do conceito Passive House para edificações residenciais da Região Sul do Brasil” (Energy and Buildings, 2021).

Helenice Maria Sacht é arquiteta e urbanista pela UFV (2006), mestra pelo USP (2008), doutora pela Universidade do Minho (2013) e pós-doutora pela UFABC (2019). Docente no curso de Engenharia Civil da Unila. Publicou, com outros autores, “Specification of Glazings for Façades Based on Spectrophotometric Characterization of Transmittance” (Sustainability, 2021).

Katia R. G. Punhagui é arquiteta e urbanista pela UEL (2004), mestre (2008) e doutora (2014) pela UPC Barcelona, doutora pela USP (2014) e docente do curso de Engenharia Civil da Unila. Publicou “Emissões de dióxido de carbono, energia incorporada, eficiência no processo de fabricação da madeira serrada de floresta plantada no Brasil” (Journal of Building Engineering, 2022).

Patricia Soares Teixeira é arquiteta e urbanista pela UDC (2015) e mestra pela Unila (2021). Atualmente é arquiteta autônoma.

comments

271.00 conforto ambiental
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

271

271.01 gênero e arquitetura

Ilustres desconhecidas: a trajetória das arquitetas no Recife

Uma reflexão sobre gênero e estratégias profissionais em arquitetura

Maria Luiza Rocha Mariz Valença, Guilah Naslavsky and Rafaela Silva Lins

271.02 arquitetura moderna brasileira

Jardim do Embaixador

Uma análise temática de casas de campo projetadas por Oswaldo Bratke

Marcelo Leite

271.03 projeto de arquitetura

Representação não geométrica como ponto de partida do projeto arquitetônico em experimentações na Amazônia

Ana Kláudia de Almeida Viana Perdigão, Tainá Marçal dos Santos Menezes and Rosineide Trindade da Paixão

271.04 arquitetura colonial

Artífices escravos, libertos e livres no campo da construção em São Paulo colonial

O caso de Tebas

Carlos Gutierrez Cerqueira

271.05 projeto participativo

Necessidades de quem?

Os objetos de fronteira como dispositivos de apoio à participação na construção coletiva do programa de necessidades

Flávia Schmidt de Andrade Lima and Giselle Arteiro Nielsen Azevedo

271.06 significância cultural

As dimensões turísticas da construção do Complexo Hidrotermal e Hoteleiro de Poços de Caldas

A declaração de significância cultural como instrumento de gestão

Anamaria Canuto Sales de Oliveira and Ana Paula Farah

271.07 participação popular e cidadania

Projetos de participação popular e a construção da cidadania

Gabriela Capuano Pedro and Alessandra Natali Queiroz

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided