Como um dos arquitetos nacionais cujas obras possuem uma identidade singular e uma correta incorporação à paisagem – esta foi a definição dada a Juan Sabbagh Pisano ao ser distinguido com o Premio Nacional de Arquitetura 2002, reconhecimento que outorga o Colégio de Arquitetos do Chile desde 1969.
Juan Sabbagh estudou na Escola de Arquitetura da Universidade do Chile, onde atualmente trabalha como catedrático titular do Ateliê de Arquitetura e do Ateliê CAP, além de orientar trabalhos de graduação.
O Diretório Nacional do Colégio de Arquitetos considerou relevante o caráter de solidez e constância na obra de Sabbagh, assim como o caráter vanguardista de suas realizações, que o coloca no ápice da produção arquitetônica nacional no que diz respeito aos projetos industriais, habitações unifamiliares, construções institucionais e de serviços, desenvolvidas em distintos pontos do país e do estrangeiro.
A obra de Sabbagh tem não aço e não vidro, tecnologias de ponta, um de seus aliados mais destacados, dando ao uso destes materiais uma nova dimensão que permite compreender e fazer da arquitetura uma forma dinâmica, com formas inesperadas. Deu aos projetos industriais uma segunda dimensão, tornando a obra – um conjunto funcional e muitas vezes interessante no uso dos materiais –criações não apenas funcionais mas também criativas, com um grande design.
Essa nova forma de entender o uso do aço na cidade e no território confere ao autor, com projetos tão cuidados – como é o caso dos protótipos de Pronto COPEC – uma importante coleção de obras, onde se somam edifícios destinados à educação, corporativos, de serviços e de habitação.
O Diretório Nacional do Colégio de Arquitetos, ao divulgar o novo Prêmio Nacional, ressaltou que Juan Sabbagh faz uma arquitetura particular, forte, decidida e claramente instalada n o milênio, respondendo assim, de forma cabal, aos novos tempos. Mas ele também conseguiu que suas obras evidenciem a realidade que os envolve, a delicadeza e os mais precisos detalhes que fazem um todo íntegro e único no desenvolvimento arquitetônico.
Juan Sabbagh já mereceu diversos reconhecimentos a nível internacional e nacional, destacando-se a distinção "Fermín Vivaceta 2001" que lhe outorgou o Colégio de Arquitetos do Chile e o Prêmio pela Trajetória outorgado pelo Instituto Latino-americano do Ferro e Aço.
A tudo isso se soma uma dilatada trajetória acadêmica na Escola de Arquitetura da Universidade do Chile, numa constante preocupação pela formação das novas gerações de arquitetos e no desempenho da atividade profissional, uma permanente disposição em participar nas atividades da categoria, sendo indicado como vicepresidente da XIII Bienal Nacional de Arquitetura que acontecerá em outubro próximo.
notas
[publicação: julho 2002]
Hernán Munita Lira, Santiago, Chile