Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O Iaac, Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, na Espanha, está estabelecendo uma parceria com Arte/Cidade e as Faculdades de Arquitetura da UFES e UFMG, visando um projeto de intercambio de longo prazo, com o programa de Master Metapolis-Iaac

how to quote

MULLER, Willy; BRISSAC, Nelson . Brasil. Um território infra-estrutural. Drops, São Paulo, ano 04, n. 008.03, Vitruvius, abr. 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/04.008/1622>.


O Iaac, Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, na Espanha, está estabelecendo uma parceria com Arte/Cidade e as Faculdades de Arquitetura da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), visando um projeto de intercambio inter-institucional de longo prazo, com o programa de Master Metapolis-Iaac. Essa colaboração se dará em função do desenvolvimento em conjunto de pesquisas e projetos arquitetônicos e urbanísticos para a região situada entre Belo Horizonte e Vitória.

O ponto de partida é o projeto "MG/ES – Um sistema infra-estrutural", iniciado pelos parceiros brasileiros, inserido no contexto mais amplo de uma pesquisa sobre a América Latina, conduzida pelo Iaac, relacionando a idéia abstrata, política e rodoviária , como união de capitais de diversos países, a Panamericana, com uma outra visão real, econômica e ferroviária, como união de portos entre o Atlântico e o Pacífico: a Transamericana.

No dia 12 de abril, o IaaC visitou a região em uma viagem incluindo reuniões com o Secretário de Desenvolvimento de Minas Gerais, o Gerente de Operações do BNDES, Prefeitos, Secretários e Gerentes da CVRD, além dos professores da UFMG e a UFES.

Depois professores e alunos brasileiros, mais convidados especiais, serão recebidos em Barcelona, em Junho, para um workshop para conclusão das propostas, que serão apresentadas a um júri internacional em julho, expostas e publicadas em livro, editada pelo Iacc/Actar.

notas

[publicação: abril 2004]

Willy Müller, Barcelona, Espanha / Nelson Brissac, São Paulo, Brasil

Workshop en Prefeitura de Itabira

Conferências do IaaC em Vitória

Workshop Iaac-Ufmg-Ufes, Vitória

Encontro com Roberto Monte-Mor, Cedeplar, Belo Horizonte

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided