Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Conheça o que foi apresentado no X EGA 2004 – Congresso de Expressão Gráfica Arquitetônica, realizado entre os dias 6 a 8 de maio deste ano em Granada, Espanha

how to quote

BRUSCATO, Underléa. Congresso de Expressão Gráfica Arquitetônica em Granada, Espanha. Desenhar o que não vemos.... Drops, São Paulo, ano 04, n. 008.05, Vitruvius, jun. 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/04.008/1624>.


Conheça o que foi apresentado no X EGA 2004 – Congresso de Expressão Gráfica Arquitetônica, realizado entre os dias 6 a 8 de maio deste ano em Granada, Espanha.

O congresso internacional teve a presença de representantes de várias escolas de arquitetura das principais universidades espanholas, além de participantes da Itália, México e Brasil.

A magia de Granada, com suas belas paisagens, a simpatia e o profissionalismo dos coordenadores do evento – professores Joaquín Casado de Amezúa e Antonio Gómez-Blanco Pontes –, somados à dedicação da equipe de professores e alunos da escola de arquitetura desta cidade, garantiram o sucesso do evento.

Nesta atmosfera de intercâmbio de conhecimentos, os participantes atualizaram-se por meio de debates e comunicações, discutindo as questões propostas nos seis grupos temáticos durante os três dias de duração do evento.

Grupos participantes: De la disciplina del dibujar – De los límites de la docencia – Nuevas Herramientas – Del pensamiento gráfico – Dibujo e investigación – Presentación de programas de 3º ciclo de escuelas de los departamentos EGA.

Durante o evento foram apresentadas diversas aplicações urbanísticas em computação gráfica, com um total de 150 trabalhos publicados nas Atas do Congresso. Neste espaço não é possível comentar todos trabalhos, mas uma das conclusões do evento é que as ferramentas gráficas informatizadas já se consolida depois de 10 congressos e agora já não se fala em ferramenta e sim em novos modos de representar a arquitetura.

É importante destacar a oportuna visita guiada pelo edifício Sede Central “Cajá de Granada”, concurso vencido pelo arquiteto espanhol Alberto Campos Baeza, bem como a visita pelo Alhambra, acompanhados por Mateo Revilla Uceda, Dr. em História da Arte e diretor do Patronato “de la Alhambra y el Generalife”, e Antonio Almagro Gorbea, Diretor da Escola de Estudos Árabes do CSIC e professor da ETSAG.

Como fechamento do evento foram apresentados livros, disponíveis em formato web, do congresso anterior, ocorrido em La Coruña.

O Simpósio de Gráficas Digitais – SIGRADI 2004, que será na UNISINOS este ano, recebeu uma boa aceitação e foi objeto de atenção do publico presente, atento na produção cientifica-técnica da América Latina, divulgado pela coordenadora do evento na zona Europa.

notas

[publicação: junho 2004]

Underlea Bruscato, Barcelona, Espanha

Alhambra

Vista do Alhambra

Granada

Concurso do cartaz do Congresso

Cartaz na exposição e Livro de Atas do Congresso

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided