A cidade de São Paulo tem inúmeros desenhos para suas calçadas, que executados com variedade de materiais, espelham a história e a evolução destes espaços urbanos, sempre regulamentados por leis municipais.
Aos passeios públicos vão se incorporando novos conceitos de mobiliários e de acessibilidade, que complementam os tradicionais usos de circulação confortável e de pontos de encontro dos cidadãos, de preferência à sombra de árvores.
Nosso intuito ao apresentarmos o projeto de uma calçada paulistana, é contribuir para o debate sobre passeios públicos, trazendo um desenho que incorpora de forma estilizada, o pouco conhecido mapa do município e a possibilidade de destacar suas principais regiões.
Este projeto tem como base conceitos e materiais de usos consagrados na cidade, como o conhecido mapa do estado de São Paulo – projetado por Mirthes dos Santos Pinto (1) – e a sugestão para ser executado com os tradicionais ladrilhos hidráulicos.
O projeto foi desenvolvido pelos arquitetos Diogo Figueiredo de Freitas (Digas Arquitetura), Michel Todel Gorski e Maria Cecília Barbieri Gorski (Barbieri e Gorski Arquitetos Associados), a partir da intenção da Subprefeitura da Lapa de criar calçadas diferenciadas para a região oeste da cidade.O protótipo em ladrilhos hidráulicos foi executado pela empresa Ladrilar.
notas
1
HOMEM DE MELO, Chico. “Crônica de um ícone paulista”. Minha Cidade, n. 172. São Paulo, Portal Vitruvius, out. 2006 <www.vitruvius.com.br/minhacidade/mc172/mc172.asp>
sobre o autor
Michel Gorski, arquiteto e urbanista em São Paulo, co-editor da editoria Arquiteturismo do Portal Vitruvius.
Michel Todel Gorski, São Paulo SP Brasil