Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O artigo Adson Lima traz uma crítica intertextual da literatura francesa cotejando uma parte do texto "Tentativa de esgotamento de um lugar parisiense" com alguns versos do poema "Zona" de Apollinaire

how to quote

LIMA, Adson Cristiano Bozzi Ramatis. O catálogo de Paris. Drops, São Paulo, ano 10, n. 031.07, Vitruvius, maio 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/10.031/3401>.


Paris, janeiro de 2009
Foto do autor


Não seria um exagero afirmar que o escritor francês Georges Perec ─ aliás, como muitos outros ─ reinventou a literatura francesa no século XX. Como exemplo poderíamos citar o romance O desaparecimento, no qual o que, de fato, desapareceu, foi a vogal “e”... A crítica norte-americana Renée Linkhorn se espantou com tal audácia: escrever um romance sem, em momento algum, usar palavras com a vogal “e”. Ora, é realmente difícil imaginar um autor de língua francesa escrever um romance de 312 páginas sem usar em nenhum momento “que”, “et”, e “de” (1); foi, como dizem os franceses, umtour de force monumental. Mas, a este desaparecimento, podem-se acrescentar outros procedimentos literários, como a paródia, o humor, a ironia e, igualmente, a abolição da psicologia, dos personagens, do diálogo e do ponto de vista (2). Enfim, alguns escritores negaram parte do que fez a fortuna crítica das letras francesas no século XIX e em parte do século XX. Mas, isto é compreensível, posto que se tratava de uma outra literatura, não era mais o enredo o que importava, mas a instituição de uma crítica reflexiva sobre as palavras e a instituição do texto literário como um jogo lúdico.

É nesse sentido que mesmo os temas na literatura de Perec, como veremos, beiram o bizarro. No final de 1974 ele se sentou a uma mesa no café parisiense Saint-Sulpice e pôs-se a descrever tudo o que via, e, principalmente, o que normalmente não se nota: ônibus, pombos, cães, crianças brincado, folhas caídas, passantes os mais diversos etc. E, certamente, não é um mero acaso que este texto tenha sido intitulado de Tentativa de esgotamento de um lugar parisiense─ este seria uma espécie de inventário ou de catálogo: descrever o que se tem diante dos olhos, o que é observável.E é importante que se acrescente que o espaço ─ e não qualquer espaço, mas o espaço urbano tornado lugar ─ já foi objeto de investigação literária algumas vezes por este autor: há o célebre livro Espécie de espaços, no qual cômodos e casas ─ entre outros espaços ─ são descritos e pensados; e há o não menos célebre livro Vida modo de usar, em que os personagens são criados à medida que apartamentos de um prédio em Paris são inventariados e descritos.

Aqui procederemos a uma crítica intertextual: cotejaremos uma parte do texto Tentativa de esgotamento de um lugar parisiense com alguns versos do poema de Apollinaire intitulado Zona. O objetivo é comparar estes dois textos que têm a cidade de Paris como tema, e que foram escritos em épocas diferentes, para perceber como a imagem de uma mesma cidade pode produzir distintos imaginários urbanos. Veremos que se trata de dois escritores que, nas suas respectivas épocas, foram considerados vanguardistas: um aliava a sua poesia procedimentos literários da prosa, enquanto outro transformava, por momentos, a sua prosa em poesia, e ambos, em alguns momentos, colocaram em questão certos espécies de espaços.

O trecho do poema de Apollinaire que nos interessa começa desta maneira, com a descrição de uma rua industrial cujo nome teria se perdido no vazio do esquecimento:

“Eu vi esta manhã uma bela rua cujo nome esqueci/ Nova e limpa pelo sol ela era uma corneta/ Os diretores os operários e as belas datilógrafas/ Da manhã de segunda à noite de sábado quatro vezes por dia ali passam/ Pela manhã três vezes a sirene geme/ Um sino raivoso late por volta do meio-dia/ Os letreiros e os muros/ As placas os avisos como papagaios gritam/ Eu amo a graça desta rua industrial.” (3)

Sabemos que, no início século XX, um novo tema passa a ser considerado pelos poetas: a cidade industrial e os seus atores, e, neste caso, a mulher, por exemplo, não é mais a passante baudelairiana que, em luto, deixa entrever o seu tornozelo, mas uma trabalhadora, a “bela datilógrafa”. Pode-se perceber que a valoração desta rua, nos versos citados, é positiva, apesar dos “sinos raivosos” e dos “letreiros que gritam”, e pode-se perceber, igualmente, a incorporação de parte das transformações pelas quais passaram as grandes cidades europeias no final do século XIX e no início do século XX, quando saíram de cena as bucólicas paisagens, os tristes sentimentos da desilusão do amor, as errâncias no campo, e entraram no palco as multidões, as ferrovias, a indústria e a flânerie urbana.

No entanto, queremos chamar a atenção do leitor para um fato estilístico, Apollinaire descreve a rua a partir da sinestesia, e esta questão é perceptível no verso em que as placas e os avisos gritam e naquele em que a rua é descrita como uma corneta ─ assim, as impressões visuais se associaram às sonoras ─ a simultaneidade das sensações ─ para formar a imagem de uma rua industrial. Além disto, há o uso de termos que não eram freqüentes na literatura da época, como “datilógrafa”, e metáforas que poderiam ser habituais em canções populares, mas que poderiam não ser consideradas elegantes em uma poesia erudita, como a “sirene que geme” e os “letreiros que gritam como papagaios”. Mas tudo isto tem uma razão de ser na poética do nosso autor, posto que isto amplia o contraste de sentido contido no último verso, que faz referência à “graça” desta rua industrial, um misto de ruídos, trabalhadores que formam uma multidão de passantes e a própria atividade industrial.

Trata-se, neste caso, de uma descrição de uma rua na cidade de Paris no início do século XX, e para concluir o nosso texto, cotejaremos os versos de Apollinaire com alguns breves trechos do texto de Georges Perec, intitulado, como já havíamos escrito, Tentativa de esgotamento de um lugar parisiense:

“Os faroletes se tornam visíveis e mais visíveis também as luzes dos táxis, mais brilhantes quando eles estão vazios. (...) Muita gente, muitas sombras, um 63 vazio; o sol é um clarão, um 70 lotado, a chuva parece ter aumentado. São seis horas e dez minutos. Buzinas; começo de engarrafamento.”(4)

Da sua mesa de café, Perec nos descreve o caos controlado de uma metrópole moderna, em que trabalhadores os mais diversos se misturam a turistas das mais diversas nacionalidades, em que carros de passeio se confundem com táxis e ônibus (nomeados pelo número que indica a sua linha). Se não há, exatamente, a sinestesia posta por Apollinaire, o autor francês certamente não teria conseguido descrever a Paris dos anos 1970 sem lançar luz sobre os seus ruídos. Ora, o que Apollinaire realizou em 1912 Perec atualiza em 1974; a diferença entre os dois textos, no entanto, é que Perec tentava, ironicamente, ser o mais “objetivo” possível, isto é, descrever o lugar parisiense com todos os seus elementos urbanos. A ironia reside no inelutável fato de que a tarefa é impossível, e o autor tem plena consciência deste fato: o próprio título indica que é uma tentativa...

Acima havíamos justificado o cotejamento de um texto em prosa com uma poesia pelo fato de que no arsenal literário de Perec havia a incorporação da sonoridade rítmica a sua prosa, e o exemplo mais claro ─ ao menos neste texto ─ é este brevíssimo parágrafo (verso?): “Passe un papa poussant une poussette”.(5) Em Português, ao menos em uma tradução mais literal, parte da sonoridade se perde“Passa um papai empurrando um carrinho.” No entanto, o original apresenta uma sonorização intencional ─ e, é claro, intencionalmente irônica ─ que apenas acentua a aleatoriedade do seu catálogo parisiense: em Paris há as camadas de cidades, a Lutécia desaparecida, os vestígios da cidade medieval, os monumentos de Haussmann; mas a Paris de Perec era outra coisa, era “o que acontece quando nada acontece, senão pessoas, veículos e nuvens.” (6)

notas

1
Linkhorn, Renée Humour verbal et contestation dans la littérature française contemporaine. In: The French Review, Vol. 55, No. 5 (Apr., 1982), pp. 648-655, p. 653.

2
Gollub, Judith. Georges Perec et la Littérature Potentielle. In: The French Review, Vol. 45, No. 6 (May, 1972), pp. 1098-1105, p. 1099.

3
Apollinaire, Guillaume. Alcools. Paris: Intertextes/Nathan, 1983, p. 34. Tradução nosso do Francês para o Português. Por questões semânticas, optamos pela tradução literal.  

4
Perec, Georges. Tentative d’épuisement d’un lieu parisien. Paris: Titre 70, 2008, p. 29. Tradução nossa do Francês para o Português.

5
Perec, Georges. Tentative d’épuisement d’un lieu parisien. Paris: Titre 70, 2008, p. 29. Tradução nossa do Francês para o Português.

6
Perec, Georges. Tentative d’épuisement d’un lieu parisien. Paris: Titre 70, 2008, p. 10. Tradução nossa do Francês para o Português.

sobre o autor

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima, arquiteto e urbanista, Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo, Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Autor do livro: Arquitessitura; três ensaios transitando entre a filosofia, a literatura e arquitetura. Professor Assistente da Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima, Maringá PR

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided