Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos Martins, professor titular do IAU USP São Carlos, comenta a gravidade do problemas das enchentes em São Carlos e muitas cidades brasileiras, provocadas pelas severas mudanças climáticas e impermeabilização do solo urbano.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Prevenir ainda é melhor do que remediar. Como mitigar os das enchentes em São Carlos. Drops, São Paulo, ano 21, n. 159.02, Vitruvius, dez. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/21.159/7961>.


Vista aérea da cidade de São Carlos
Foto divulgação [Prefeitura de São Carlos/Jornal da USP]


A dureza com que São Carlos foi açoitada pelas últimas enchentes, além de nos oferecer, pelos motivos errados, alguns minutos no noticiário nacional, também ameaça provocar uma salutar reação da sociedade são-carlense.

Grupos de trabalho das universidades estão apresentando trabalhos já realizados ou propondo novas formas de colocar seus conhecimentos técnicos a serviço da definição de políticas públicas de prevenção e combate às enchentes.

É natural e necessário que a ciência e a tecnologia sejam mobilizadas para a compreensão e enfrentamento do que é, cada vez mais, um tormento da população em geral e um desastre para os comerciantes e trabalhadores da baixada do mercado e, cada vez mais, de outros setores da cidade, atingindo de maneira particularmente cruel a população mais pobre.

Várias organizações e movimentos da cidade estão tentando juntar esforços no sentido de aprofundar o conhecimento técnico do problema, buscar e desenvolver propostas de minimização e controle dos grandes fluxos hídricos e oferecer propostas e sugestões ao poder público.

Em artigo publicado nesta semana, os ex-prefeitos Newton Lima e Oswaldo Barba, chamam a atenção para a irresponsabilidade da interrupção de obras já aprovadas e financiadas.

Tudo isso certamente é muito positivo. As obras, aprovadas tecnicamente e com financiamento aprovado ou em processo de aprovação devem ser mantidas com independência de quem ou qual partido ocupam a cadeira do prefeito. Porque, afinal, ele está lá para servir a cidade e a população e não se servir delas.

Mas é necessário lembrar que as enchentes não são apenas um problema histórico. Elas são um problema que vem se agravando progressiva e exponencialmente. Para simplificar, por dois fatores concorrentes: o previsível agravamento das condições climáticas e a progressiva e crescente impermeabilização da superfície da cidade.

Por isso, pouco efeito terão as obras já projetadas ou novas medidas propostas para médio e longo prazos se, no curto prazo, a prefeitura continuar cedendo – ou se somando – a pressões do setor imobiliário para a “flexibilização” do Plano Diretor e da Lei de Proteção aos Mananciais.

A busca de soluções para o problema das enchentes em São Carlos será custosa e complexa. E inútil, se não se parar imediatamente de alimentar as causas do problema.

Quando se quer, de verdade e não da boca para fora, superar um erro, a coisa mais urgente a fazer é parar de reincidir no erro.

sobre o autor

Carlos Alberto Ferreira Martins é professor titular do IAU USP São Carlos.

 

comments

159.02 enchente
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

159

159.01 representação

Um coletivo para mudar o CAU

Catherine Otondo and Nadia Somekh

159.03 homenagem

O maestro na Amazônia

Marcos Cereto

159.04 homenagem

Ao som de uma gaita: Severiano Mario Porto

Ruth Verde Zein

159.05 política

Armas, livros, séries e a guerra das vacinas

Mais um episódio da Brasilflix

Carlos A. Ferreira Martins

159.06 política

Nem todo o Brasil quer desaparecer

Primeiras reações ao projeto de terra arrasada

Carlos A. Ferreira Martins

159.07 sociedade

Desejos interditos

Carlos A. Ferreira Martins

159.08 homenagem

Monte Carasso de Luigi Snozzi

Angelo Bucci

159.09 sociedade

Adeus 2021

Claudia Stinco

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided