Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos Ferreira Martins, professor titular do IAU USP São Carlos, comenta as reações que começam a ocorrer em resistência à política de terra arrasada do atual governo federal.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Nem todo o Brasil quer desaparecer. Primeiras reações ao projeto de terra arrasada. Drops, São Paulo, ano 21, n. 159.06, Vitruvius, dez. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/21.159/7991>.



No ritmo atual chegaremos à trágica marca de 200 mil mortos pela gripezinha ainda ao longo desta semana.

E apesar de apenas metade da população considerar que o capitão tem responsabilidade direta nesse genocídio, setores significativos do mundo político e social começam a reagir ao projeto de destruição do país.

A semana que passou mostra que, mal assentada a poeira das eleições, a parcela democrática e progressista da sociedade brasileira está desacorçoada, mas não está morta.

A pressão de governadores e da esmagadora maioria dos epidemiologistas, além da evidência de que até heróis do bolsonaro/trumpismo como o vice Mike Pence e o sátrapa da Rússia, Putin, vão se vacinar sem medo de virar jacaré ou falar fino, estão começando a movimentar placas tectônicas no regime militar.

A votação do Supremo por 10 a 1 (coincidentemente, o indicado pelo capitão) para assentar que a vacina não é compulsória, mas seu atestado pode ser exigido para realizar atividades da vida cotidiana, como viajar ou frequentar clubes, assim como já ocorre com outras vacinas, foi outra vitória para aqueles que não acham que a mortandade massiva de idosos e pobres é benéfica para a economia.

Também na sensível e estratégica área de educação, esta semana nos trouxe um alívio, provisório como todos, mas muito importante.

O leitor talvez se lembre que, poucos meses atrás, era a própria continuidade do Fundeb, cuja regulamentação venceria neste final de ano, que estava em sério risco, mercê da posição claramente anti educacional do desgoverno que nos assola.

Fundeb é a sigla do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, que apoia financeiramente a melhoria das atividades educacionais, inclusive da educação básica e de jovens e adultos.

A intensa pressão dos educadores do país – e de muitos prefeitos – sensibilizou o Congresso a aprovar a nova regulamentação em caráter de urgência de forma a não privar os municípios, especialmente os mais pobres, desses recursos fundamentais.

Como ocorre com frequência, alguns deputados incluíram no projeto os famosos “jabutis”, entre eles a possibilidade de que os recursos apoiassem também estabelecimentos privados e religiosos.

O senado reestabeleceu a norma constitucional, limpando a proposta dos jabutis ou, para usar a linguagem do momento, os vírus privatizantes.

Não basta insistir que que o nível da educação brasileira, notadamente no ensino básico, fundamental e médio, deixa muito a desejar. É preciso oferecer condições para que estados e municípios consigam promover avanços concretos e progressivos.

Parafraseando a “live” de final de ano de Caetano Veloso: We are Alive! Estamos vivos! E dispostos a resistir.

sobre o autor

Carlos Ferreira Martins é professor titular do IAU USP São Carlos.

 

comments

159.06 política
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

159

159.01 representação

Um coletivo para mudar o CAU

Catherine Otondo and Nadia Somekh

159.02 enchente

Prevenir ainda é melhor do que remediar

Como mitigar os das enchentes em São Carlos

Carlos A. Ferreira Martins

159.03 homenagem

O maestro na Amazônia

Marcos Cereto

159.04 homenagem

Ao som de uma gaita: Severiano Mario Porto

Ruth Verde Zein

159.05 política

Armas, livros, séries e a guerra das vacinas

Mais um episódio da Brasilflix

Carlos A. Ferreira Martins

159.07 sociedade

Desejos interditos

Carlos A. Ferreira Martins

159.08 homenagem

Monte Carasso de Luigi Snozzi

Angelo Bucci

159.09 sociedade

Adeus 2021

Claudia Stinco

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided