Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architexts ISSN 1809-6298


abstracts


how to quote

CAVALCANTE GOMES, Elaine; SANTANA SIQUEIRA, Joelma. Sobre o vídeo "Mi multi es mi multi". Historia oral do Multifamiliar Miguel Amenán, 1949-1999. Arquitextos, São Paulo, ano 01, n. 005.06, Vitruvius, out. 2000 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/01.005/972>.

"Todo cambia
Para bien o para mal,
Pero todo cambia"
(Rosa Saragoza)

O Multifamiliar Miguel Alemán foi o primeiro grande conjunto construído na América Latina. Também chamado de Centro Urbano Presidente Alemán e projetado pelo arquiteto Mario Pani para ser uma cidade jardim vertical, destaca-se, ainda hoje, como um símbolo da modernidade, localizado no centro da cidade do México.

Mi multi es mi multi é o título inicial de um documentário sobre o Multifamiliar, produzido pelo Instituto Mora e Conacyt, do México, que possui o projeto História oral, cujo principal objetivo é a realização de vídeos sobre a história (memória) dos espaços construídos a partir de relatos orais transmitidos por pessoas usuárias dos espaços.

A importância do vídeo produzido pelo projeto História Oral está no modo como a história é reconstruída. Não se trata de buscar dados históricos registrados nos vídeos e documentos antigos apenas, mas de buscar, principalmente, o relato das experiências vividas pelos moradores e vizinhos do local.

A frase "mi multi es mi multi" foi tirada de um dos relatos que compõem o vídeo. Aparentemente sem sentido, no contexto em que foi empregada por uma das pessoas entrevistadas, apresenta-se como uma expressão usada para transmitir o apego que a moradora tem por seu prédio. Supomos que, para ela, dizer que meu multi é meu multi é dizer que seu prédio é tão importante que o melhor predicativo para ele é ele mesmo.

A multiplicidade de apartamentos existentes no Centro Urbano Presidente Alemán, 1080, no vídeo, assemelha-se à diversidade das fontes de dados que foram utilizadas para compor a história do Multifamiliar. O vídeo é composto de multi-relatos orais dos moradores em diferentes faixas etárias; fotos e trechos de vídeos caseiros, cedidos pelos relatores; relatos do arquiteto Mario Pani sobre o projeto do prédio e suas intenções ao projetá-lo; imagens antigas e recentes do prédio e do seu entorno, mostrando a evolução do Multifamiliar e da cidade do México nestes cinqüenta anos que separam a sua construção do momento em que o vídeo foi realizado; cenas de filmes que tiveram o Multifamiliar como cenário ou mesmo como ponto de partida para a ficção.

Diante da gama informações contidas no vídeo, a história do prédio não representa para o espectador uma verdade única e inquestionável sobre o Multifamiliar, mas uma multiplicidade de histórias e imagens contextualizadas por seus relatores. São histórias ditas por vozes, olhares e pensamentos diferentes, permitindo ao telespectador do vídeo o que se deve esperar desse tipo de trabalho: a liberdade dos que o assistem de construir sua própria idéia sobre o assunto, a liberdade de não serem teleguidado por idéias dicotômicas.

Daí, quando, ao final, ler-se que o documentário representa uma homenagem ao arquiteto Pani, pode-se ingenuamente pensar que é uma ironia, haja vista a lembrança da voz da senhora que desejaria ver as mães dos que projetaram o Multi morando ali para que sofressem com as conseqüências da economia de espaço, ou, ainda, haja vista a decadência atual do Multi. Porém, pensamos que não se trata de ironia nem de ingenuidade por parte de quem projetou o vídeo, mas da intenção de revelar as diversas vozes que compõem a história do prédio, pois também há vozes que relatam o contrário, como a da moradora que considera o Multi "uma mansão de ouro, tudo o que queres tem aqui".

A grande homenagem feita ao arquiteto Pani é a realização de um vídeo que conta a história do prédio tentando não maquiá-la, não manipulá-la, e trazendo a público o trabalho antecipador do arquiteto pela voz e memória daqueles que mais intimamente dele fizeram parte: o arquiteto, os moradores e a arte (o cinema).

Ao projeto História Oral não coube o papel de julgar o espaço construído nem o seu idealizador, mas sim o de servir de ponte de ligação entre o público e aqueles que detêm a história do lugar.

Como disse Rosa Zaragoza, tudo muda. Se para o bem ou para mal, o julgamento depende de quem o faz. O vídeo realizado pelo projeto História Oral contém relatos diversificados e possibilita julgamentos também diversos, mas não deixa dúvida quanto ao trabalho inovador e criativo do arquiteto Mario Pani.

ficha técnica

Mi multi es mi multi
História oral do Multifamiliar Miguel Alemán (1949-1999)

Realização
Projeto de História Oral do Instituto Mora

Produção
Instituto Mora e CONACYT

Realização, edição e musicalização
Graciela de Garay, Paris García, Carlos Hernández, Concepção Martínez, Patricia Pensado, Lourdes Roca

Investigação e entrevistas
Graciela de Garay, Concepção Martínez, Gerardo Necoechea, Patricia Pensado, Blanca Olivia Peña, Lourdes Roca

Fotografia
Carlos Hernández, Paris García, Humberto Galarza e Lourdes Roca

Música original
Jesús Escalante

Pós-producção
Carlos Hernández e Paris García

Sinopsis
Hoje, depois de 50 anos, três gerações de homens e mulheres recordam suas experiências como habitantes do edifício multifamiliar Miguel Alemán, primeiro grande conjunto habitacional de 1080 unidades construído na América Latina. O Centro Urbano Presidente Alemán, projetado pelo arquiteto Mario Pani como uma cidade jardim vertical, destaca-se como um marco da modernidade no centro sul da cidade do México e, depois de meio século, seus moradores e vizinhos o chamam como o "Multi".

Duração
57 minutos

México D.F., 1999

sobre os autores

Elaine Cavalcante Gomes é professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV Universidade Federal de Viçosa.

Joelma Santana Siqueira é aluna de Mestrado em Letras na UNESP, Rio Preto.

comments

005.06
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

005

005.00

Três questões sobre urbanismo (editorial)

Abilio Guerra

005.01

A máquina para recordar

Ministerio da Educação no Rio de Janeiro, 1936/45

Carlos Eduardo Comas

005.02

A fotografia de Maxe Fisher

Eduardo Aquino

005.03

Empoli

Mobiliário urbano para o centro histórico (1)

Italo Rota, Alessandro Baldassari, Paolo Cinacchi and Susanna Viviani

005.04

Os desafios da destruição e conservação do patrimônio cultural no Brasil

Pedro Paulo Funari

005.05

Four horizons

a casa auto-suficiente

Ana Rosa de Oliveira

005.07

Aspectos de uma estética deleuziana

Ludmila Brandão

005.08

Hiroshi Hara

Maria Isabel Marocco Milanez

005.09

Edifício Luciano Costa

Um enfoque apositivo (1)

Luiz Manuel do Eirado Amorim

005.10

A fotografia e a periferia

Carlos M Teixeira

005.11

Rossi e Eisenman... Freud explica!

Denise Xavier de Mendonça

005.12

Outros resíduos

Sérgio Sister

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided