Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architexts ISSN 1809-6298


abstracts

português
Rogelio Salmona, mais importante arquiteto colombiano da atualidade, é apresentado pelo arquiteto Benjamin Caldas

english
Rogelio Salmona, the most important colombian architect today, is presentes by architect Benjamin Caldas

español
Rogelio Salmona, el arquitecto colombiano vivo más importante, es presentado por el arquitecto Benjamin Caldas


how to quote

BARNEY CALDAS, Benjamin. Rogelio Salmona. Arquitextos, São Paulo, ano 04, n. 043.00, Vitruvius, dez. 2003 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.043/623/pt>.

Rogelio Salmona (Paris 1927), nosso melhor arquiteto, foi duas vezes finalista do Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana, cinco vezes premiado nas Bienais de Arquitetura Colombiana; Prêmio Taller de América, Medalha de Mérito Cultural, Prêmio da Fundação Príncipe Clauss de Holanda e Prêmio da II Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Engenharia Civil.

Metade espanhol e metade francês, entrou ainda menino no Liceu Francês de Bogotá. Seus professores europeus o interessaram pela arte e em 1947 ingressou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional, tendo aula de teoria com o arquiteto alemão Leopoldo Rother. Ali conheceu Le Corbusier, o grande arquiteto francês, quando veio para realizar o Plano Diretor de Bogotá, e quando foi para Paris, por conseqüência do 9 de abril de 1948, trabalhou para ele vários anos, ao mesmo tempo em que cursava sociologia da arte com Pierre Francastel. Em 1953 viajou para o sul da França, Espanha e norte da África, e finalmente esteve alguns meses com o arquiteto Jean Prouvé.

Após seu regresso, em 1958, deu aulas de história e em seguida de desenho na Universidade dos Andes, aonde validou seu titulo depois de exercer a profissão por alguns anos e de realizar com Guillermo Bermúdez sua primeira grande obra: os Apartamentos do Polo. Seguiram as Torres do Parque, a mais importante, a Casa de Hóspedes Ilustres, em Cartagena, na qual a lembrança de Granada se fez evidente pela primeira vez, e que lhe deu fama internacional; o Museu Quimbaya na Armênia, a mais difícil, o Arquivo Geral da Nação, a mais bela, e a Biblioteca Virgilio Barco, a mais elogiada. Em Cali temos o Edifício Marulanda, do início de sua carreira, e o da FES, hoje Centro Cultural de Cali (com P. Mejía, J. Velez e R. H. Ortiz) que mesmo considerando seu discutível tijolo, é o melhor dos últimos anos na cidade. Sua já vasta obra começou com o elogio a um projeto de 1959 de Fernando Martínez e terminou por transformar a boa arquitetura na Colômbia. Infelizmente muitos arquitetos do país não assumiram sua constante preocupação pela cidade, as tradições construtivas e a ética profissional, mas apenas imitado seu tijolo aparente, o que em algumas mãos torpes se tornou oportunista, repetitivo ou arbitrário.

O emprego crítico de formas, técnicas e usos tradicionais permitiu a alguns arquitetos do chamado Terceiro Mundo construir alternativas autônomas utilizando materiais próprios e tecnologias possíveis, que reconhecem e valorizam o patrimônio construído, consideram o clima e qualificam a paisagem. Suas formas e significados dão novas expressões à tradição ou a reinterpretam poeticamente para fazê-la participante de novas situações. É a busca de Salmona e de Luis Barragán no México, Hassan Fathy no Egito, Sir Geofrey Bawa no Sri Lanka, Charles Correa e Raj Rewal na Índia, Sedad Eldem na Turquia e outros no Marrocos, Coréia, Singapura, Indonésia e também, com certeza, na América hispânica.

Quando a Escola de Arquitetura da Universidade do Valle lhe ofertou há alguns anos um Doutorado Honoris Causa, perguntaram no Conselho Acadêmico quem era e o quê havia realizado pelo município. Pouco depois a Universidade Nacional lhe outorgou e hoje recebe a Medalha Alvar Aalto da Associação Finlandesa de Arquitetos, o que o aproxima do Prêmio Imperial do Japão e do Prêmiol Pritzker.

nota

1
Artigo originalmente publicado na coluna ¿Ciudad?, El Pais, Cali, Colombia.

sobre o autor

Benjamin Barney Caldas é arquiteto e ex-professor de arquitetura da Universidad del Valle e da Universidade San Buenaventura, Cali. Foi selecionado no II Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana

comments

043.00
abstracts
how to quote

languages

original: español

others: português

share

043

043.01

Villanueva. Modernidad y trópico

Isabel Sánchez Silva

043.02

Los materiales cerámicos en la arquitectura de Walter Betancourt

Flora de Los Ágeles Morcate Labrada

043.03

La cruel utopia de la ciudad latinoamericana

Roberto Segre

043.04

Ciudad Universitaria de Caracas: la construcción de una utopía moderna

María Fernanda Jaua

043.05

Práticas quotidianas aceleradas, ou onde vive Kazuyo Sejima?

Inês Moreira and Yuji Yoshimura

043.06

O cenário como pretexto

Maribel Aliaga Fuentes

043.07

História de um núcleo fabril: Frigorífico Z.D. Costi Cia. Ltda, Passo Fundo RS

Marilice Costi and Celi Maria Costi Ribeiro

043.08

A arquitetura brasileira de Severiano Mario Porto

Elizabete Rodrigues de Campos

043.09

Título de Professor Honoris Causa para Severiano Porto

Ruth Verde Zein

043.10

Arquitetura, projeto e conceito

Carlos Alberto Maciel

043.11

Limites da cidade

João Diniz

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided